Oficina “Pensando e Fazendo Arte” com Carlos Asp

Árvores, da série “in ÚTIL PAISAGEM”- Viamão/RS - 2017 Lápis dermatográfico sobre papel
Árvores, da série “in ÚTIL PAISAGEM”- Viamão/RS – 2017
Lápis dermatográfico sobre papel

O Museu Victor Meirelles programou para os dias 6, 7, e 8 de junho, das 9h30 às 12h30 a oficina Pensando e Fazendo Arte, ministrada pelo artista plástico Carlos Asp. A oficina faz parte da programação da exposição do artista “in ÚTIL PAISAGEM”, em cartaz no museu até o dia 24 de junho.

A oficina tem por objetivo propiciar a professores do ensino básico, arte-educadores de organizações da sociedade civil e graduandos das áreas das Artes e da Educação uma ferramenta para contribuir na alfabetização estético-visual de crianças e jovens. Trata-se de um exercício metodológico para a construção do conhecimento por meio da arte.

Baseia-se na leitura de imagens e no uso dos cinco elementos que compõem a gramática da visualidade e que são utilizados para registrar áreas de interesse nas imagens observadas. São eles a linha, a forma, a cor, o volume e a textura. A ideia é apresentar a escola ou o universo comunitário como um laboratório para treinar a percepção de crianças e jovens.

Serão oferecidas 15 vagas gratuitamente e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail mvm.ac@museus.gov.br informando, além dos seus dados, a instituição educacional ou organização da sociedade civil à qual está vinculado.

Para a oficina o aluno deve trazer lápis dermatográfico nas cores de sua preferência.

Fotos da Oficina:

Oficina Pensando e Fazendo Arte