César Rossi – “Gravuras”

"Homens de Papel - 23", César A. Rossi, 1996, Florianópolis/SC,gravura em metal sobre papel (água forte e água tinta), 21,7 x 31,5 cm
“Homens de Papel – 23”, César A. Rossi

A observação de catadores de papel, a casa montada na rua, e as nuances surgidas da “matéria papel”, objeto do trabalho daqueles homens que conheceu em São Paulo, inspiram a exposição Homens de Papel, que o artista César Rossi abre, hoje, no Museu Vítor Meireles, em Florianópolis. Catarinense de Blumenau, César, que estudou no ateliê do Museu Lasar Segall, em São Paulo, conta que costumava fazer o percurso até o museu a pé, e que, no caminho, havia uma esquina onde se reuniam moradores de rua que catavam papel. Aquelas imagens influenciaram seus trabalhos.
Ao apresentá-lo, o poeta Dennis Radünz sintetiza: “… a arte de César Rossi restitui o gesto a esses viventes que, em composições de claro e escuro, encenam o seu drama, em primeiro plano, contra um fundo de texturas e poucos matizes que evidenciam o vácuo de suas vidas – sim, os homens de papel estão no limbo, em contornos fortes e carnações de sépia. Seu espírito e aparência revelam um resto de humanidade”.
No currículo de Rossi, destacam-se como principais exposições Blumenau 150 Anos, em 2000; 14º Salão Elke Hering (Blumenau), em 1999; e Gravadores Catarinenses, Museu de Artes Visuais de Passo Fundo (RS), em 1998. O artista blumenauense também realizou individuais na Galeria do Papel, promovida, em 1998, pela Fundação Cultural de Blumenau (FCB); na Galeria do Serviço Social do Comércio (Sesc), em Florianópolis, em 1997, e em 1996 obteve menção honrosa em São Paulo, na Exposição de Arte Mística, no Espaço Francis Bacon.

Fonte: http://www1.an.com.br/2002/fev/22/0ane.htm

Visitações:

Exposição aberta de 22 de fevereiro a 14 de abril  de 2002.

Horários:

Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 18h.
Sábados das 10h às 14h.

Informações: