INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Oficina: “Incursões urbanas: contexto, pensamento, ação e/ou sujeito, entorno social, ação coletiva”

Ministrante: Newton Goto

goto_med

De 27 de setembro a 1º de outubro de 2010
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

A oficina Incursões urbanas: contexto, pensamento, ação e/ou sujeito, entorno social, ação coletiva, com o artista Newton Goto, ocorrerá ao longo de uma semana, entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, das 14 às 18h. Trata-se de uma proposição focada na reflexão e atuação coletiva sobre o espaço público da cidade. A partir da experiência e memória dos participantes em relação ao próprio território onde vivem – lugares, pessoas e histórias – construir-se-á um roteiro de incursões pelo espaço urbano em busca de um ambiente aberto às experiências perceptivas, interpretativas e relacionais. Anotações gráficas, textuais, fotográficas e videográficas são os meios privilegiados de registro a serem utilizados, gerando material a ser retrabalhado individual e coletivamente num videoregistro do processo. O resultado da oficina será exibido ao público no dia 1º de outubro, a partir das 18h30, no Largo Victor Meirelles.

Sobre o ministrante da oficina:
Newton Goto (Curitiba, 1970) é artista, pesquisador, ativista cultural, curador e produtor. Mestre em Linguagens Visuais pela UFRJ, 2004. Especialista em História da Arte no Século XX pela EMBAP, 2000. Bacharel em Pintura, EMBAP, 1993. Desde 1992 propõe e participa de ações e exposições artísticas individuais e coletivas. É co-fundador e membro do coletivo de artistas E/Ou desde 2005. Entre as produções artísticas estão as propostas Descartógrafos (desde 2008, junto ao coletivo de artistas E/Ou), Desligare (2006/2007), Contatos (desde 2002), Asfalto estacionado (2002), Ocupação (1999/2000), Arte para Salão (1998/1999) e introPOP-OVERdozen (1995/2000). Nas áreas de pesquisa, curadoria e produção, realiza/realizou, através da EPA! (Expansão Pública do Artista, entidade que coordena desde 2001), os projetos Circuitos Compartilhados (desde 2005), Galerias Subterrâneas (desde 2008), a mostra de vídeo Vide o Vídeo (2002); e os encontros Carasgráficos (2002) e Uôrk-Xók (2001). Possui textos publicados em livros, jornais, revistas e sites de arte, no Brasil, EUA e Espanha.
Websites:
http://newtongoto.wordpress.com
http://e-ou.org
http://www.circuitoscompartilhados.org/wp

Pré-inscrição para a oficina até 16 de setembro de 2010.

A oficina é gratuita, aberta para maiores de 18 anos e tem como público-alvo professores, estudantes e demais interessados(as). Serão 20 vagas disponíveis. O critério de seleção será a análise das respostas enviadas pelo candidato ao questionário que segue abaixo. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 16 de setembro de 2010 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 17 de setembro.

Título da oficina:
Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.