INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

6ª Primavera dos Museus: A função social dos museus

Museu Victor Meirelles na 6ª Primavera de Museus

De 24 e 30 de setembro, mais de 800 museus e outras instituições culturais brasileiras estarão participando da 6ª Primavera dos Museus. Durante esta semana o Museu Victor Meirelles preparou também uma programação especial em torno do tema, que este ano é A Função Social dos Museus.

Na quinta-feira, dia 27, às 18h30min, Dennis Radünz é o convidado para o evento Leitura de poemas de Sérgio Medeiros. Será feita a leitura de trechos dos livros O Sexo Vegetal, Figurantes e Totens.

Sérgio Medeiros é poeta, ensaísta e tradutor.  Coorganizou e cotraduziu De Santos e Sábios: Escritos Estéticos e Políticos e Cartas a Nora, ainda no prelo, ambos de James Joyce.  Leciona literatura na UFSC, onde também dirige a editora da universidade.  Foi indicado ao prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2012 pelo livro de poemas Figurantes, lançado em 2011.

Dennis Radünz é escritor e editor, tendo publicado os livros de poemas Exeus , Livro de Mercúrio e Extravíário e a antologia de crônicas Cidades Marinhas: Solidões Moradas. Traduziu, junto com Lia Carmen Puff, os poemas infantis do naturalista alemão Fritz Müller, reunidos no livro História Natural de Sonhos.

Loop Godard 03

No dia 28, sexta-feira, a partir das 13 horas, acontece o LOOP GODARD, uma mostra de filmes e documentários de Jean-Luc Godard (1930) que abordam a história contemporânea e o cinema, apresentados em sequência, num total de 10 horas de projeção.

Um dos principais nomes da cinematografia e também do panorama contemporâneo das artes, Godard é o responsável por algumas das grandes obras que representam a revolução cinematográfica conhecida como Nouvelle Vague.  Nesta mostra será apresentada também a série História(s) do Cinema, projeto feito para a tevê entre os anos de 1980 e 1988, em oito episódios, divididos em quatro capítulos.  Neste projeto Godard entrelaça seus pensamentos sobre o cinema mundial e seu próprio cinema, utilizando-se de imagens em vídeo.

O Loop Godard foi concebido em conjunto pela pesquisadora e professora Clélia Mello, do Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina, pelo artista e poeta Cláudio Trindade e pelo coordenador da Agenda Cultural do MVM, Fernando Boppré.  Às 18h30min, Clélia Mello realizará uma fala sobre os filmes da mostra e o cineasta francês.

Loop Godard 02

A entrada é gratuita e todos os filmes têm legendas em português.  Haverá um intervalo entre cada filme de aproximadamente 5 minutos, sendo que por volta das 18 horas a pausa será de 30 minutos. A previsão de término das exibições é às 23 horas.  O programa do Loop Godard segue abaixo.

Durante toda a semana da 6ª Primavera de Museus o setor de Ação Educativa estará realizando uma oficina especial, em comemoração ao aniversário de 180 anos de nascimento do artista Victor Meirelles.  A oficina busca estimular produções artísticas de alunos da rede de ensino fundamental das escolas públicas e particulares de Florianópolis, através da realização de trabalhos que dialoguem com os Estudos de Trajes Italianos, obras produzidas por Victor Meirelles em seu período de pensionato na Itália, de 1853 a 1856. No momento, alguns destes Estudos se encontram em exposição na mostra Tributo a Victor Meirelles: 180 Anos de Nascimento do Artista, que também estará aberta ao público durante todo o evento.

Coordenada pelo Ibram, a Primavera dos Museus tem por objetivo chamar a atenção de museus e sociedade para o debate em torno de assuntos atuais por meio de atividades, como exposições, seminários, oficinas e palestras. Com mais de 2.400 eventos em 364 municípios, a programação atinge todos os estados e o Distrito Federal. O tema deste ano homenageia os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972. A partir da assinatura da declaração, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade, com importante papel na formação da consciência das comunidades.

A programação do Museu Victor Meirelles, durante a realização da 6ª Primavera de Museus, é uma atividade da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles, que conta com o patrocínio da Tractebel Energia, através da Lei federal de Incentivo à Cultura.

Loop Godard 01


Programação LOOP GODARD

Le Mépris / O Desprezo
1963 / 106 min
Com: Michel Piccoli, Brigitte Bardot, Jack Palance, Fritz Lang, Giorgia Moll, Francesca Vaninite, Raoul Coutard, Jean-Luc Godard e Linda Veras.
Sinopse: Paul Javal é um roteirista que vai a Roma para trabalhar em uma adaptação da obra A Odisséia, que contará com a direção do cineasta alemão Fritz Lang. Enquanto decide os últimos detalhes para aceitar o trabalho, sua relação com a esposa, Camille, começa a desabar, em um jogo de paixão, ciúmes e desprezo.

Le dinosaure et le bébé – O Dinossauro e o Bebê
1967 / 60 min
Sinopse: Diálogo em oito partes entre Fritz Lang et Jean-Luc Godard sob a condução (direção) de André S. Labarthe.

Histoire(s) du Cinèma – História(s) do Cinema
Direção: Jean-Luc Godard
1988 a 1998 / 266 min
Sinopse: Obra monumental de Jean-Luc Godard, constituída de 4 capítulos, cada um dividido em duas partes, num total de oito episódios.

Capítulo 1(a)
Toutes les histoires – Todas as Histórias
1988 / 51min

Capítulo 1(b)
Une Histoire seule – Uma História Apenas
1989, 42 min

Capítulo 2(a)
Seul le cinema – Somente o Cinema
1997, 26 min

Às 18h30, Clélia Melo (professora do Curso de Cinema da UFSC) falará sobre os filmes exibidos e o cineasta Jean-Luc Godard.

Capítulo 2(b)
Fatale Beauté – Beleza Fatal
1997, 28 min

Capítulo 3(a)
La Monnaie de l’absolu – A moeda do Absoluto
1998, 27 min

Capítulo 3(b)
Une Vague Nouvelle – A Onda Nova
1998, 27min

Capítulo 4(a)
Le Contrôle de l’univers – O Controle do Universo
1998 / 27 min

Capítulo 4(b)
Les Signes parmi nous – Os Signos Entre Nós
1998 / 38 min

 La Origine du Siècle XXI – A Origem do Século XXI
2000 / 16 min
Sinopse: Em vez de produzir um curta em comemoração (ou uma curta comemoração) para a entrada do cinema no segundo século, como encomendado pelos organizadores do festival de Cinema de Cannes 2000, Godard em contrapartida apresentou imagens reeditadas de guerras e atrocidades nazistas intercaladas com cenas de Maurice Chevalier em “Gigi” e do próprio Godard em “Acossado”.

Je Vous Salue Sarajevo – Eu vos Saúdo Sarajevo
1993 / 2 min
Sinopse: Uma reflexão sobre a cultura européia, nacionalismos e a guerra da Bósnia, a partir de uma foto de guerra dos fotógrafos Ron Haviv e Luc Delahaye.

JLC/JLC Autoportrait de Décembre – JLC/JLC Autorretrato de Dezembro
1995 / 50 min
Sinopse: Jean-Luc Godard reflete sobre o seu lugar na história do cinema, a interação entre a indústria cinematográfica e a arte assim como sobre o ato de criação artístico.


Fotos do evento:


6ª Primavera de Museus
De 24 a 30 de setembro de 2012
Dia 27 – 18h30min – leitura de poesias de Sérgio Medeiros
Dia 28 – 13 horas – Loop Godard
Oficinas Ação Educativa – de 24 a 28/09
Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis/SC
Tel.:  48  3222-0692