Lançamento do filme “A Causa é Legítima – A Batalha da Alfândega é o Direito à Cidade” de Ricardo Pessetti e show de rap

acausaO Museu Victor Meirelles e a produtora Parolema programaram para a próxima terça-feira, dia 2 de fevereiro, um evento que reúne Hip-Hop, Rap e cinema.

A programação começa às 18 horas com a exibição de estreia do documentário A Causa é Legítima – A Batalha da Alfândega é o Direito à Cidade, do diretor Ricardo Pessetti. A sessão será ao ar livre, no Largo Victor Meirelles, e logo em seguida acontece a apresentação de vários grupos e artistas representantes do movimento hip-hop. Estão confirmados o DJ Kalango, Janaina Palavra Feminina, Flavinha Manda Rima, Kill & Os Ilhéus, Comboio, Síntese e Arma-Zen.

A Causa é Legítima – A Batalha da Alfândega é o Direito à Cidade é um documentário produzido e dirigido pelo jornalista Ricardo Pessetti, com produção-executiva das Brigadas Populares e realização da produtora Parolema. Conta ainda com o apoio institucional do Museu Victor Meirelles, da Secretaria Nacional de Juventude e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

O documentário se desenvolve a partir do evento conhecido como a Batalha da Alfândega, os duelos de rimas que ocorrem todas as quintas-feiras, às 19 horas, no Largo da Alfândega, Centro de Florianópolis, tendo como pano de fundo a ocupação dos espaços públicos por grupos culturais de resistência.  A proposta é sedimentar a discussão em torno do direito à cidade, expor a repressão policial contra jovens e movimentos culturais da periferia e traçar um perfil da própria Batalha da Alfândega, defendendo a ocupação desses espaços como uma das muitas formas de pertencimento e permanência das pessoas na cidade.

Desde os anos 90 o Largo da Alfândega, no centro de Florianópolis, é um espaço de encontro de movimentos, pessoas, jovens em sua maioria, que se reúnem para a realização de atividades culturais, como capoeira, roda de samba e eventos do movimento Hip-Hop. Mas foi só em 2009 que o Largo começou a receber um novo tipo de atividade que viria a ocupar esse espaço regularmente todas as quintas-feiras, às 19 horas. Esse evento foi nomeado de Batalha da Alfândega por reunir jovens de todos os matizes culturais de Florianópolis para os duelos de rimas de improviso. Desde então o Largo é o espaço de trocar experiências, se divertir e, acima de tudo, resistir à opressão de uma cidade e de um Estado que exclui.

BatalhaAlfandega

“Realizar a Batalha da Alfândega no centro de Florianópolis é um ato revolucionário”, avalia o diretor e roteirista Ricardo Pessetti. “E é disso que o documentário trata, pois mostra a importância desse movimento para a cidade, expõe a opressão policial contra a cultura de resistência e a juventude, principalmente negra, e defende, a partir das falas dos MCs, que a Batalha da Alfândega é, sim, um Direito à Cidade e que a causa é – muito – legítima”, sintetiza o diretor.

O evento é uma atividade da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles e conta com os apoios das Brigadas Populares e da produtora Parolema. A entrada é gratuita.

Fotos do evento:

Exibição de estreia do Documentário
A Causa é Legítima – A Batalha da Alfândega é o Direito à Cidade  –  Brasil, 2016, 42”
Direção, Produção e Roteiro de Ricardo Pessetti
Após a exibição, shows de DJ Kalango, Janaina Palavra Feminina, Flavinha Manda Rima, Kill & Os Ilhéus, Comboio, Síntese e Arma-Zen.
Rua Victor Meirelles, nº 59, Centro – Florianópolis.