2ª PRIMAVERA DOS MUSEUS Museus e o diálogo intercultural

2primaveradosmuseus

Dias 19 e 20 de setembro de 2008
Local: Museu Victor Meirelles

Nos dias 19 e 20 de setembro acontecerá, no Museu Victor Meirelles, a 2ª Primavera dos Museus. O evento é nacional e o tema deste ano é “Museus e o diálogo intercultural”, o que indica uma proposta de reflexão sobre a contribuição dos museus para a pluralidade das idéias e o desenvolvimento humano. As atividades propostas contarão com apresentações musicais, de capoeira, projeção de vídeo, palestra e uma performance teatral. No dia 19, sexta-feira, os eventos acontecerão na Sala Multiuso do Museu e, no sábado, no Largo Victor Meirelles. Além desta programação o Museu Victor Meirelles estará aberto especialmente no sábado, 20 de setembro, das 10 às 13h, para visitação durante as atividades programadas.

PROGRAMAÇÃO:
19/09 (sexta-feira)
15h – Projeção do documentário: “Pastinha, uma vida pela capoeira” (52min)
Direção: Antonio Carlos Muricy

16h – Palestra: “O Patrimônio Imaterial no Brasil: o caso do Registro da Capoeira”
Palestrantes: Clayton Peron Franco de Godoy
Marcos Monteiro Rabelo

20/09 (sábado)
Abertura do Museu Victor Meirelles à visitação das 10h às 13h
Apresentações variadas: Banda do Colégio Aldo Câmara
Grupo Teatral Cachola no Caixote – Trafulhas da Língua
Grupo União Capoeira – Grupo de Capoeira do Colégio Aldo Câmara

Sobre a performance do Grupo Teatral Cachola no Caixote: Trafulhas da Língua se utiliza de referências presentes no imaginário do povo brasileiro. Um quinteto de pernas-de-pau viaja por entre trovas, ratoeiras, estoriolas e lendas provenientes das culturas formadoras do Brasil.

Sobre o documentário “Pastinha, uma vida pela capoeira”: Trata do mais famoso mestre de Capoeira do estilo angolano, Vicente Ferreira Pastinha, conhecido como Mestre Pastinha. Foi filmado no Rio de Janeiro, Salvador e Nova Iorque-EUA e ilustrado com fotos de David Zingg e Pierre Verger – que deu para este filme um de seus últimos depoimentos – e por desenhos e pinturas de capoeira do próprio Pastinha.

Sobre os palestrantes: Clayton Perón Franco de Godoy possui mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2005) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2001). É servidor público federal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Marcos Monteiro Rabelo possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).