Lançamento do 4º volume da Revista Eletrônica Ventilando Acervos

Uma realização da equipe do Museu Victor Meirelles e dos participantes do Grupo de Estudos Política de Acervos, está na rede a partir de hoje a Revista Eletrônica Ventilando Acervos, número 4.

reva2016Este número é dedicado a todas as afetividades e resistências culturais que impõem o amor e a generosidade contra toda forma de violência, preconceito e opressão. A Chamada de Trabalhos enfatizou a importância de se refletir, no setor do patrimônio, conceitos como igualdade, participação, empoderamento, diversidade, direitos humanos e cidadania. O desafio foi convocar profissionais e pesquisadores do setor para discutir as escolhas de seleção e eleição de memórias e, principalmente, seus processos de esquecimentos, o que resultou em uma coletânea riquíssima que ajuda a ventilar novos acervos, novos grupos sociais, novos saberes e experiências de uma sociedade em constante transformação.

A publicação reúne, portanto, dois conjuntos de artigos, resenhas e ensaios que entrelaçam e reverberam mais memórias e patrimônios afetivos que bens consagrados ou cultuados nos museus. De um lado, o tema Coleções Democráticas propõe a reflexão sobre a gestão e a interpretação dos patrimônios pela perspectiva das representatividades sociais e das representações políticas inerentes aos processos de formação de coleções, de documentação e de educação nos museus. De outro, reúne pesquisas em andamento na cidade de Florianópolis que buscam atualizar a percepção sobre diferentes patrimônios e paisagens culturais, reposicionando histórias esquecidas e abandonadas em um mapa sociocultural mais democrático da cidade.

Os ensaios reunidos no Dossiê Florianópolis – Coleções, Patrimônios e Paisagens Democráticas é resultado do 3° Seminário de Política de Acervos: Paisagens Culturais na Constelação de Acervos, realizado nos dias 16 e 17 de maio de 2016 através da parceria entre o Museu Victor Meirelles/Ibram, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-Iphan em Santa Catarina, o Departamento de História da Universidade Estadual de Santa Catarina e o Comitê Internacional para o Desenvolvimento de Coleções do Conselho Internacional de Museus, na cidade de Florianópolis.

O conteúdo completo da Revista Eletrônica Ventilando Acervos, número 4, pode ser consultado no site http://ventilandoacervos.museus.gov.br, além dos números anteriores e de informações sobre a equipe, as linhas de concentração e as normas de publicação da Revista.