Revista Eletrônica Ventilando Acervos – Prorrogação de Prazo para Entrega de Trabalhos

ChamadaReva

A Chamada de Trabalhos para o terceiro volume da Revista Eletrônica Ventilando Acervos foi prorrogada até o dia 19 de outubro.

A Ventilando Acervos recebe trabalhos nas modalidades Artigos, Relatos de experiências, Entrevistas e Resenhas de livros, filmes ou exposições.

Os trabalhos devem estar de acordo com os três temas de interesse da revista que são: Gestão de Acervos em museus: bases conceituais, diretrizes internacionais, história da Museologia, da Documentação e da Gestão de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos em museus; Colecionismo: debates em torno de coleções públicas ou privadas e reflexões sobre nossa relação com o patrimônio na construção e afirmação de identidades e memórias, e Experiências de elaboração e uso de Política de Acervos: influências teóricas e conceituais, métodos utilizados, atores e recursos, atualizações de práticas de conservação, documentação e comunicação de coleções.

Os trabalhos devem ser enviados para o endereço eletrônico reva@museus.gov.br e o assunto da mensagem deve ser “Inscrição de trabalho”.

Qualificação

A Revista Ventilando Acervos foi recentemente qualificada pelo Qualis/Capes, na área de Ciências Humanas, sub-área Sociologia, na categoria B5. Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta.

Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização.

Além do novo site que já está no ar, a Ventilando Acervos conta com outra novidade. A partir de agora a indexação de busca e pesquisa está disponível em três bases de dados: a Latindex, Sumários de Revistas Brasileiras e Diadorim/Ibict.

Mais informações na página da Revista, em http://www.ventilandoacervos.com.br .