Tendências da arte contemporânea

Encerrando terceira edição do Ciclo de História da Arte Brasileira, o Museu Victor Meirelles promove, no mês de dezembro, o último módulo da programação de 2005:

“Tendências da arte contemporânea”, nos dias 12 e 13 de dezembro (data alterada por motivos de saúde), das 14 às 18h. A ministrante desta oficina será a professora e curadora Kátia Canton, que apresentará os caminhos trilhados pela arte contemporânea no Brasil, abordando também as principais tendências internacionais, que estão ligadas a uma busca de sentido para o mundo globalizado. As aulas propõem uma análise de imagens e vídeos e a discussão dos conceitos teóricos.

Kátia Canton é PhD em Interdisciplinary Arts pela New York University, Tisch School of the Arts (Nova York, EUA), professora e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo desde 1993, onde desenvolveu um importante trabalho de mapeamento dos artistas da novíssima arte brasileira, realizando uma série de exposições e catálogos a partir do projeto Heranças Contemporâneas. Entre suas curadorias, destacam-se as exposições Heranças Contemporâneas I, II, III, Maria Martins e o Modernismo Brasileiro, sala especial do núcleo histórico da 24ª Bienal de São Paulo, em 1998, Auto-Retrato, Espelho de Artista, (MAC-USP/ FIESP) e Natureza Morta, Still Life, em parceria com a curadora inglesa Ann Galagher (FIESP, SP e MAC Niterói, RJ). Além disso, tem trabalhado, desde 1984, como crítica de arte para jornais e revistas no Brasil, Portugal e EUA e é autora de mais de vinte livros, no Brasil e nos Estados Unidos, entre eles: Arte Conta Histórias, Novíssima Arte Brasileira—um Guia de Tendências e Maria Martins, Mistério das Formas, que recebeu o Prêmio Jabuti 1998, como Melhor Livro Infanto-Juvenil.

O Ciclo de História da Arte Brasileira faz parte do Projeto Agenda Cultural 2005, que desde 2002 conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura.

Katia Canton
Pré-inscrição até o dia 27 de novembro de 2005:

A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para a pré-inscrição é necessário encaminhar os seguintes dados para: Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59, Centro – Florianópolis-SC 88010-440
ou através do email: museu.victor.meirelles@iphan.gov.br

Nome:
Telefone:
Formação:
Atuação profissional:
Instituição:
Por que deseja participar da oficina?
Já participou de outras atividades no Museu Victor Meirelles? Quais?