INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Exposição “Múltiplos”

Exposição “Múltiplos” apresenta coleções públicas, particulares e lançará múltiplos especialmente produzidos para as páginas do jornal Notícias do Dia

Cildo Meirelles por Cláudio Trindade, Quem Matou Herzog?, 2007, Coleção particular
Cildo Meirelles por Cláudio Trindade, Quem Matou Herzog?, 2007, Coleção particular

A exposição “Múltiplos” apresentará, de maneira ampliada, os desdobramentos do conceito de “múltiplos” nas artes visuais. Múltiplos são trabalhos artísticos produzidos com uma tiragem limitada. Aqui, a ideia do “original” é substituída pela de “série” e de “reprodução”. Com isso, amplia-se a possibilidade de aquisição e da formação de coleções. A exposição, que também busca fomentar a prática do coleccionismo, mostrará 45 artistas de diversas partes do mundo que estarão em cartaz junto aos cinco múltiplos produzidos especialmente para as páginas do jornal Notícias do Dia.

A abertura será no dia 16 de dezembro, quarta-feira, às 19h, na sala de exposições temporárias do Museu Victor Meirelles. No mesmo dia, às 18h, acontecerá a Conversa com a editora do caderno Plural do jornal Notícias do Dia e co-curadora da exposição, Dariene Pasternak, a artista e curadora da exposição, Letícia Cardoso, a galerista Myrine Vlavianos e a pesquisadora, professora e colecionadora Regina Melim.

A exposição possui dois módulos. O primeiro, intitulado “ao correr da máquina”, inspirado em texto de Clarice Lispector sobre o hábito de escrever para jornais, é uma parceria entre o Museu Victor Meirelles, o jornal Notícias do Dia e o Clube do Múltiplo da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles. Sempre às terças-feiras, nos dias 22, 29 de dezembro de 2015 e 5 de janeiro de 2016, serão publicados trabalhos especialmente realizados para as páginas impressas do jornal. Os(as) artistas convidados(as) são Letícia Cardoso e Alexandre Sequeira (dia 22 de dezembro), Fran Favero e Raquel Stolf (dia 29 de dezembro) e Franzoi (dia 5 de janeiro).

O segundo módulo, intitulado “Múltiplos em coleção”, apresentará trabalhos artísticos provindos de coleções públicas, como a do próprio Museu Victor Meirelles, que exibirá obras de Carlos Scliar, Leonilson e Waltércio Caldas, e de coleções particulares de Célia Faria, Lucila Vilela, Myrine Vlavianos, Regina Melim e Ylmar Corrêa Neto. Dentre os artistas destas coleções estão:

Adriana Varejão
Alighiero e Boetti
Angelo Venosa
Antoni Muntadas
Beatriz Milhazes
Bernrd e Hilla Becker
Cildo Meireles
Claudio Trindade
Diego Rayck
Claudio Tozzi
Fabiana Wielewicki
Fernando Lindote
Gabriele Althausen
Georg Baselitz
Guga Ferraz
Guto Lacaz
Jenny Granado
Jenny Holzer
Jorge Menna Barreto
Julia Amaral
Joseph Beuys
Lawrence Weiner
Leonilson
Lucila Vilela e Eduardo Jorge
Luiz Camnitzer
Magda Gebhardt
Man Ray
Nelson Leirner
Oswaldo Goeldi
Plataforma Par(ent)esis
Priscilla Menezes
Ricardo Basbaum
Richard Serra
Rirkrit Tiravanija
Renata Patrão
Robert Rauschenberg
Rochelle Costi
Traplev
Turi Simeti
Yoko Ono
Waltércio Caldas
William Kentridge

William Kentridge, TypewriterVII, Gravura em metal, 2003 , Coleção particular
William Kentridge, TypewriterVII, Gravura em metal, 2003 , Coleção particular

A mostra é uma realização conjunta da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles, do Jornal Notícias do Dia e do Museu Victor Meirelles e ficará em cartaz até o dia 20 de fevereiro ou em data anterior a ser definida, tendo em vista a possibilidade do início das obras do projeto de ampliação e revitalização do Museu Victor Meirelles, previstas para o início de 2016. As visitações são de terça a sexta-feira, das 10 às 18h e aos sábados, das 10 às 14h. A entrada é franca. Visitações mediadas podem ser agendadas pelo e-mail mvm.educativo@museus.gov.br ou pelo telefone 48 3222-0692.

O Museu Victor Meirelles agradece a generosidade dos(as) colecionadores(as) no empréstimo dos trabalhos artísticos ao seu Programa de Exposições.