Exposição “Múltiplos”

Exposição “Múltiplos” apresenta coleções públicas, particulares e lançará múltiplos especialmente produzidos para as páginas do jornal Notícias do Dia

Cildo Meirelles por Cláudio Trindade, Quem Matou Herzog?, 2007, Coleção particular

A exposição “Múltiplos” apresentará, de maneira ampliada, os desdobramentos do conceito de “múltiplos” nas artes visuais. Múltiplos são trabalhos artísticos produzidos com uma tiragem limitada. Aqui, a ideia do “original” é substituída pela de “série” e de “reprodução”. Com isso, amplia-se a possibilidade de aquisição e da formação de coleções. A exposição, que também busca fomentar a prática do coleccionismo, mostrará 45 artistas de diversas partes do mundo que estarão em cartaz junto aos cinco múltiplos produzidos especialmente para as páginas do jornal Notícias do Dia.

A abertura será no dia 16 de dezembro, quarta-feira, às 19h, na sala de exposições temporárias do Museu Victor Meirelles. No mesmo dia, às 18h, acontecerá a Conversa com a editora do caderno Plural do jornal Notícias do Dia e co-curadora da exposição, Dariene Pasternak, a artista e curadora da exposição, Letícia Cardoso, a galerista Myrine Vlavianos e a pesquisadora, professora e colecionadora Regina Melim.

A exposição possui dois módulos. O primeiro, intitulado “ao correr da máquina”, inspirado em texto de Clarice Lispector sobre o hábito de escrever para jornais, é uma parceria entre o Museu Victor Meirelles, o jornal Notícias do Dia e o Clube do Múltiplo da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles. Sempre às terças-feiras, nos dias 22, 29 de dezembro de 2015 e 5 de janeiro de 2016, serão publicados trabalhos especialmente realizados para as páginas impressas do jornal. Os(as) artistas convidados(as) são Letícia Cardoso e Alexandre Sequeira (dia 22 de dezembro), Fran Favero e Raquel Stolf (dia 29 de dezembro) e Franzoi (dia 5 de janeiro).

O segundo módulo, intitulado “Múltiplos em coleção”, apresentará trabalhos artísticos provindos de coleções públicas, como a do próprio Museu Victor Meirelles, que exibirá obras de Carlos Scliar, Leonilson e Waltércio Caldas, e de coleções particulares de Célia Faria, Lucila Vilela, Myrine Vlavianos, Regina Melim e Ylmar Corrêa Neto. Dentre os artistas destas coleções estão:

Adriana Varejão
Waltércio Caldas
William Kentridge

William Kentridge, TypewriterVII, Gravura em metal, 2003 , Coleção particular

A mostra é uma realização conjunta da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles, do Jornal Notícias do Dia e do Museu Victor Meirelles e ficará em cartaz até o dia 20 de fevereiro ou em data anterior a ser definida, tendo em vista a possibilidade do início das obras do projeto de ampliação e revitalização do Museu Victor Meirelles, previstas para o início de 2016. As visitações são de terça a sexta-feira, das 10 às 18h e aos sábados, das 10 às 14h. A entrada é franca. Visitações mediadas podem ser agendadas pelo e-mail mvm.educativo@museus.gov.br ou pelo telefone 48 3222-0692.

O Museu Victor Meirelles agradece a generosidade dos(as) colecionadores(as) no empréstimo dos trabalhos artísticos ao seu Programa de Exposições.