Lançamento do catálogo e vídeo do Projeto CASA, de Lucila Vilela

Planta baixa do projeto CASA, de Lucila Vilela, edição Joinville, por Marcelo Schroeder

O projeto CASA, de Lucila Vilela, chega até a Casa Natal Victor Meirelles (nome oficial do Museu Victor Meirelles até o ano de 1991) para lançar o catálogo e o vídeo resultantes da edição realizada na cidade de Joinville, em Santa Catarina. O evento ocorrerá no dia 10 de outubro, sábado, às 11h, na sala de exposições temporárias do Museu Victor Meirelles.

CASA é um projeto interdisciplinar que integra artes visuais com performances de dança, teatro e música. A ideia consiste em trabalhar a casa como obra, em sua totalidade, e não apenas utilizar uma casa como espaço de exposição. O espaço interior da residência é ocupado com vídeo-objetos e performances que abordam o conceito do cotidiano de uma residência. Os visitantes podem percorrer a casa e circular livremente experimentando um ambiente onde quase nada é estático. As performances contam com a participação de duas bailarinas, uma atriz, um ator e um músico, e acontecem em duração contínua, sem um estabelecimento prévio de início ou fim, deixando a critério do público a determinação do tempo de visita.

O projeto tem a intenção de seguir para outras cidades (até o momento foi realizado em Florianópolis e Joinville) descobrindo novas arquiteturas e modus vivendi. Cada montagem da CASA é um processo de mudança que leva no mínimo três meses para ser executada.

Performers/artistas

Participaram da edição de Joinville os(as) performers/artistas: Alan Langdon (filmagem e vídeos), Barbara Biscaro (atriz e cantor da lavanderia), Bia Vilela (bailarina da cozinha), Cristiano Prim (fotografias), Diana Gilardenghi, Diogo de Haro (músico da cozinha), Giorgio Filomeno (parceria técnica nos vídeos-objetos), José Manuel Sappino (camera Super 8), Marcelo Schroeder (planta-baixa e concepção de luz), Robison Soletti, Zé Antônio Lacerda e Yasser Socarrás González (assistente de filmagem). A produção foi de Crica Gadotti e a concepção geral de Lucila Vilela.

Lançamento do catálogo e vídeo do projeto CASA, de Lucila Vilela;
10 de outubro de 2015, às 11h;
Museu Victor Meirelles, rua Victor Meirelles, 59, Centro, Florianópolis (SC);
Entrada franca;
Informações: mvm.ac@museus.gov.br ou 48 3222-0692.