Locais Narrativos e Lugares Geográficos: conversa com as geografias de cinema

com Wenceslao Machado de Oliveira Junior (UNICAMP)

wenceslaoDia 16 de outubro de 2009
às 18h30min
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O Projeto Agenda Cultural 2009 do Museu Victor Meirelles promoverá, no dia 16 de outubro, a palestra “Locais narrativos e lugares geográficos: conversa com as geografias de cinema” com Wenceslao Machado de Oliveira Junior (UNICAMP).

A partir de um curta metragem e de pequenos trechos de outros filmes, será abordada a idéia de que todo filme constitui-se de contaminação entre os lugares geográficos e os locais narrativos, onde alusões e apropriação de memórias possibilitam a existência de geografias que só existem no cinema.

Sobre o ministrante:
Wenceslao Machado de Oliveira Junior possui graduação em Licenciatura de Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO, ambos da Faculdade de Educação (UNICAMP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase no estudo das imagens (educação visual da memória) e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cinema, fotografia e ensino de geografia.

—————————–
O quê: Palestra “Locais narrativos e lugares geográficos: conversa com as geografias de cinema”, com Wenceslao Machado de Oliveira Junior.
Onde: Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 16 de outubro de 2009.
Quanto: Gratuita.