Trabalhos Recentes – Daniel Senise

senise

Conversa com o artista: 10 de dezembro, às 18h
Abertura: 10 de dezembro, às 19h

Na próxima quarta-feira, 10 de dezembro, às 19 horas, o Museu Victor Meirelles promoverá a abertura da exposição Trabalhos Recentes, com obras de Daniel Senise. Para esta exposição, o artista selecionou três pinturas com grandes dimensões e quatro fotografias. Daniel Senise é um dos nomes mais importantes do cenário da arte contemporânea brasileira, já tendo participado das Bienais de Veneza e São Paulo, entre outras. Em texto publicado por ocasião desta última, em 1989, o crítico e curador Fernando Cocchiarale diz: “Surgida com a Geração 80, a obra de Daniel Senise é um dos bons exemplos, no Brasil, do enfrentamento dos problemas colocados pela volta à pintura, sem render-se às facilidades do simples retorno à representação pré-moderna ou da produção de um imaginário que se quer pós-moderno sem ter assimilado a contribuição da modernidade”.

No texto de apresentação da mostra Trabalhos Recentes no Museu Victor Meirelles, Elisa Byington escreve: “Daniel Senise tem construído seu trabalho a partir de vestígios do passado. Os panos pigmentados pelo contato com velhos pavimentos de madeira, impregnados por marcas e resíduos físicos de um chão vazio, constituem há mais de uma década o material de sua pintura, obtido segundo procedimento inventado pelo artista”.

Às 18 horas, um pouco antes da abertura da exposição, Daniel Senise irá participar da já tradicional Conversa com o Artista, onde irá conversar com o público sobre a sua obra e o processo de seu trabalho. A entrada é gratuita.

Sobre o artista:
Daniel Senise: nasceu em 1955 no Rio de Janeiro. Em 1980, se formou em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo ingressado na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no ano seguinte, onde participou de cursos livres até 1983. Foi professor na mesma escola de 1985 a 1996. Desde os anos oitenta o artista vem participando de mostras coletivas, entre elas a Bienal de São Paulo, a Bienal de La Habana, em Cuba, a Bienal de Veneza, a Bienal de Liverpool, a Trienal de Nova Delhi, no MASP e no MAM de São Paulo, no Musee d’Art Moderne de la Ville de Paris, no MOMA, em New York, no Centre Georges Pompidou, em Paris, no Museu Ludwig, em Colônia, Alemanha. Daniel Senise tem exposto individualmente em museus e galerias no Brasil e no exterior, entre eles, o MAM do Rio de Janeiro, MAC de Niterói, Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o Museum of Contemporary Art, em Chicago, o Museo de Arte Contemporáneo, Monterrey, México, Galeria Thomas Cohn Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro, Ramis Barquet Gallery e Charles Cowley Gallery, em Nova York, Michel Vidal, em Paris, Galleri Engström, em Estocolmo, Galeria Camargo Vilaça, em São Paulo, Pulitzer Art Gallery, em Amsterdam, Diana Lowenstein Fine Arts, em Miami, na Galeria Silvia Cintra, no Rio de Janeiro, Galeria Vermelho, em São Paulo, e a Galeria Graça Brandão, em Lisboa. Atualmente, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Mais informações em www.danielsenise.com.