A Cada Peça um Universo: A Construção de uma Coleção de Arte

Vista da exposição

Em 1994 o Museu deu início à Coleção XX/XXI, paralelamente à Coleção Victor Meirelles (ponto de partida de seu acervo, com obras do artista, seus mestres e alunos). Contudo, por falta de espaço físico, a Coleção XX/XXI foi pouco exposta.

Ao todo são 105 obras, de 55 artistas. Nela, é possível vislumbrar uma pequena amostra da heterogeneidade das artes visuais brasileira dos últimos 100 anos. São fotografias, memórias, nanquim sobre papel, nuvens, vídeos, lambidas, livros de artistas, máquinas de fazer suco, pinturas, neblina. É pau (xilogravura), é pedra (litogravura), é o fim do caminho (“O Apocalipse”, de Marcelo Grassmann, donde iniciamos esta exposição: um começo pelo fim). O singular e o plural aqui se encontram, portanto.

Por um lado, há um aspecto pretensioso em seu nome – XX/XXI – já que, teoricamente, deveria representar a arte destes séculos. Neste caso, não seria preciso um museu, mas sim uma centena deles, para abrigá-la. Por outro lado, com esse título se torna mais difícil rotular as peças que a compõem. Nesta exposição, desejamos investir em um recorte flexível e sempre aberto.

Escolher o termo peça ao invés de obra de arte ou trabalho, como os artistas contemporâneos preferem, é uma estratégia para trabalharmos com uma designação mais próxima à ideia de jogo (um quebra-cabeças, uma partida de xadrez?). É preciso conhecer cada peça e experimentá-la em diversas combinações possíveis. Esperamos que você consiga sentir que cada uma possui um universo próprio e que cada artista é a medida – e a desmedida – do mundo no seu entorno. E que também possa inventar seus próprios sentidos.

Fernando Boppré

Visitações:

Exposição aberta de 01 de março a 12 de abril de 2012.

Horários:

Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 18h.
Sábados das 10h às 14h.

Informações: