Oficina teórica Mediação: duas orelhas e uma boca que escuta? com Gisa Picosque

Oficina Gisa

Dias 12 e 13 de agosto de 2010, das 14 às 18h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles promoverá, nos dias 12 e 13 de agosto a oficina teórica Mediação: duas orelhas e uma boca que escuta?, com Gisa Picosque, tendo como objetivo discutir a ação educativa em museus.

O que provoca a mediação entre o público e as obras? Onde há muita explicação, há diferentes modos de olhar, percepcionar, sentir? Onde há muita boca falante, como ficam os ouvidos escutantes? Pensar a arte como um “bloco de sensação”, em que nos problematiza para pensar a mediação de outra maneira, desprendida das explicações sobre arte? Na companhia de Gilles Deleuze e José Gil, a idéia é mover “experimentações interrogativas”, embaralhando as cartas da prática de mediação dos parceiros da oficina para, quem sabe, cada um, encontrar uma outra ideia, diferente, de mediação.

Sobre a ministrante:
Gisa Picosque transita no território da arte e cultura, seja pensando, dando cursos ou escrevendo. Desenvolve na Rizoma Cultural (www.rizomacultural.com.br), projetos para instituições culturais e educacionais, com atenção à atuação de professores de arte, à criação de materiais educativos e programas de ação educativa em exposições. É co-autora de Teoria e Prática da Arte: A língua do mundo, Editora FTD.

Pré-inscrição até 5 de agosto de 2010.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo professores, artistas, estudantes, entre outros interessados. Serão 50 vagas disponibilizadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 5 de agosto de 2010 seu pedido de pré-inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 6 de agosto.

Título da oficina:
Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

———————————-
O quê: Oficina teórica Mediação: duas orelhas e uma boca que escuta?, com Gisa Picosque
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 12 e 13 de agosto de 2010, das 14 às 18h
Quanto: Gratuita.