Performance no Acervo – Uma Transformação Ontológica? com Cristiane Bouger

performance no acervo1

Dia 02 de agosto de 2011, 19h

O Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles em parceria a Contemporão realizará no dia 02 de agosto, às 19h, a palestra “Performance no Acervo – Uma Transformação Ontológica?”, com a artista Cristiane Bouger.

Na última década a performance ganhou interesse renovado com  exposições, bienais, festivais e mostras dedicadas a pensar a sua história e seu futuro. A relação entre a performance e as estruturas formais capazes de redimensionar a visibilidade desta forma de arte revela que as práticas artísticas e políticas se reescrevem e se redefinem não apenas na aproximação com o observador, mas também pelas concessões com o mercado e com as instituições. Tomando por base (não exclusiva) o contexto de Nova York, Cristiane Bouger abordará o reenactment como prática, a aquisição de performances pelos acervos dos museus e a influência das novas mídias sociais e tecnologias digitais na aproximação entre performance e observador. Serão levantadas questões sobre como a performance têm se aproximado do mercado institucional e o quanto isso transforma seu aspecto estrutural e ontológico, ao mesmo tempo em que cria desafios e redefine o papel dos museus e das instituições em questão.

performance no acervo2

Sobre a ministrante:

Cristiane Bouger (1977) vive e trabalha em Nova York, aonde desenvolve trabalhos construídos a partir de relações entre performance, instalação, dança contemporânea, teatro experimental, texto, poesia e vídeo. Seus trabalhos refletem questões relacionadas ao corpo, biografia, cultura e política e já foram apresentados no Brasil, Estados Unidos, Romênia, Espanha, França e África do Sul. Foi membro do conselho editorial da revista Relâche – Casa Hoffmann (2003-2004), escritora colaboradora para a PERFORMA 09 – The Third New Visual Art Performance Biennial, em Nova York e escritora contribuinte para o Movement Research durante a residência Moving Dialogue: A Bucharest/New York Dance Exchange (2010-2011). Na última década, publicou aproximadamente trinta artigos e entrevistas em livros, revistas, periódicos e jornais no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra. Mais informações: www.cristianebouger.com

Palestra “Performance no acervo – uma transformação ontológica?”, com Cristiane Bouger.
Museu Victor Meirelles.
02 de agosto, terça-feira, às 19h.
Gratuita.