História e estética da Arte do século XVIII

com a Profa. Dra. Myriam Ribeiro (EBA – UFRJ) nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2004, das 14h às 17h.

Nos dias 4, 5 e 6 de outubro, o Museu Victor Meirelles, dentro das atividades da Agenda Cultural 2004, promoverá o segundo módulo do II Ciclo de História da Arte Brasileira. O curso será ministrado pela profª. Drª. Myriam Ribeiro e propõe um estudo da arte do século XVIII no Brasil em seus aspectos arquitetônicos, ornamentais (talha e pintura) e escultóricos (imaginária devocional), destacando as duas correntes estilísticas que dominaram o período: o barroco tardio de influência italiana e o rococó de influência francesa.

Ministrante: Profª Drª Myriam Ribeiro, professora titular do Departamento de História e Teoria da Arte e do curso de Pós-graduação em Artes Visuais /EBA/ Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Arqueologia e História da Arte: “Le rococo religieux au Minas Gerais (Brésil) et ses antécédents européens”. Tese anexa: “L’historiographie de l’histoire de l’art brésilien et le problème de l’identité nationale” pela Université Catholique de Louvain-La-Neuve. Pós-doutorado: “Ornamental themes in european architecture and decorative arts of the XVIth, XVIIth and XVIIIth centuries” pela University of London – The Courtauld Institute of Art.

Pré-inscrição: Encaminhar carta de intenção, currículo sucinto e dados pessoais para o Museu Victor Meirelles, Rua Victor Meirelles, 59, Centro, Florianópolis, ou por e-mail museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
Serão oferecidas 30 vagas dando preferência a profissionais da área e afins, arquitetos, restauradores, conservadores e estudantes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 29 de setembro às 18h. A seleção será divulgada a partir do dia 1º de outubro.

História e estética da Arte do século XVIII