MUSEU + ARTE + ARQUITETURA + ESPAÇO URBANO

Debate: MUSEU+ARTE+ARQUITETURA+ESPAÇO URBANO Dia 17 de setembro de 2004, às 16h Dia do Patrimonio Cultural/ Dia das Portas Abertas:  Museu e Espaço urbano Dalmo Vieira Filho – Arquiteto e Superintendente 11ªSR-SC/IPHAN  Fragmentação da Paisagem Urbana José Tabacow – Arquiteto e paisagista, Prof. UNISUL Consideração da paisagem da cidade através de critérios de classificação dos fragmentos que a compõem e da análise das interações entre os mesmos  O processo criativo entre o publico e o privado José Luis Kinceler – Artista e Prof. Dr. Centro de Artes/UDESC

Entre arte, museu, arquitetura e espaço público o denominador comum entre campos tão específicos continua a ser o processo criativo levado a cabo pelo artista. Neste espaço reflexivo sua função continua a ser um ato privado, doação capaz de instalar na consciência coletiva novas formas de fazer mundos. Hoje, somente respeitar as diferenças, como o discurso pós-moderno acentuou nestes últimos 20 anos, não consegue dar conta de nossas necessidades de resistência frente a um mundo onde o simulacro é tomado como realidade. Neste sentido o processo criativo se expande a formas onde as táticas criativas atualmente empregadas pela arte pública acentuam o convívio, o encontro e o diálogo como atitudes legitimas de nossas necessidades de representação.

MVC-017F