Exposição de curta duração “Paisagem – Viagem em Paulo Gaiad”

O Museu Victor Meirelles programou para o período de 14 a 18 de fevereiro de 2017 a exposição Paisagem – Viagem em Paulo Gaiad. Será uma homenagem ao artista que morreu em outubro de 2016.

A abertura da exposição, dia 14, às 19 horas, vai ser precedida do tradicional Encontro com o Curador, às 18h30min, com as participações de Juliana Crispe e Rosângela Cherem.

“Questão de Escolha”, da série “Cadernos de Memória” - 2011 Técnica: mista sobre cartão - 100,0 x 70,0 cm
“Questão de Escolha”, da série “Cadernos de Memória” – 2011
Técnica: mista sobre cartão – 100,0 x 70,0 cm

O crítico Tadeu Chiarelli observa que a imagem fotográfica não é o único elemento que conta na produção de Gaiad. Ela se insere numa poética de articulações híbridas, e as peças por ele produzidas não procuram desenvolver um discurso estritamente fotográfico. Ainda segundo Chiarelli, Gaiad não parece interessado na linguagem fotográfica ou na fotografia “pura”. Exerce aquelas várias ações sobre a imagem fotográfica por supostamente não confiar na sua força efetiva. O artista parece atuar com consciência de que a imagem fotográfica não possui poder suficiente para exprimir, de forma eficaz, o que se quer. O resultado de tais ações e reinterpretações é a produção de objetos híbridos, meio fotografias, meio assemblages.

Em novembro de 2015 o Museu Victor Meirelles recebeu a exposição Anotações a Caminho, de Paulo Gaiad. O evento era parte do Projeto Memória em Trânsito e tinha por objetivo aprofundar as pesquisas em torno das obras dos artistas que vivem e trabalham em Santa Catarina, pertencentes ao acervo do Museu Victor Meirelles.

Na abertura da exposição, durante a Conversa com o Artista, Paulo Gaiad declarou: “Eu começo a recriar lugares por onde passei para que, caso precisar, eu possa recorrer e ficar. É a ideia que tenho dos meus trabalhos. Eu documento uma memória para eu poder, se precisar, fugir e me agarrar ali. Tenho esse processo meu que é muito individual. Eu sou muito restrito, muito reservado. Não consigo andar muito. É até uma falha, porque eu acabo perdendo muita visão do que se está vivendo, do que se está fazendo em arte, em desenho. Mas é o meu jeito de ser, é uma forma de eu me preservar”.

gaiad2
“Chuva de meteoritos com meu pai”, da série
“Cadernos de memória”, 2011, técnica mista sobre cartão, 100,0 x 70,0 cm

Paulo Gaiad nasceu em 1953, na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. Em 1972 ingressa em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília (UnB). Dois anos mais tarde, inicia curso de desenho na Pontifícia Universidade de Campinas (PUC/Campinas) e recebe bolsa de estudos para frequentar o curso de Planejamento Urbano da Universidade de Oslo, Noruega.

Entre 1975 e 1977, estuda arquitetura em São Paulo e, em 1980, cursa desenho livre na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em 1981, fixa residência em Florianópolis, Santa Catarina, onde passa a trabalhar com arquitetura e artes plásticas e participa de oficinas de litografia, estudo de modelo vivo e gravura em metal do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc). Em 1984, ganha a Bolsa de Multiplicadores Culturais do Instituto Goethe, da Alemanha.

Realiza sua primeira exposição individual em 1987, no Ecco Club/Galeria Espaço de Arte, em Florianópolis. Recebe, em 1989, o prêmio Cubo de Prata da Bienal Internacional de Arquitetura, em Buenos Aires. Em 1993, realiza obras para a peça Prenome: Fausto, de Fábio Brüggemann (1962), com o Casa do Teatro Grupo Armação. Em 2006, participa do projeto Pinte um Futuro, liderado pela artista plástica holandesa Hetty van der Linden, que atua junto a comunidades que vivem em situação de risco.

A mostra Paisagem – Viagem em Paulo Gaiad é uma das homenagens que o artista vai receber durante o ano de 2017. Outras ainda estão sendo programadas e serão realizadas na Fundação Cultural Badesc, no Museu da Escola Catarinense e também no Museu de Arte de Santa Catarina.

Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br

Exposição: