Perturbações de um retrato

Obra em Perspectiva

“Perturbações de um retrato”

Palestra com a Profª Drª Rosângela Miranda Cherem
14 de março de 2006, às 17h

A Morta, Victor Meirelles de Lima, s/d, Rio de Janeiro/RJ, Óleo sobre tela, 50,4 x 61,2 cm
A Morta, Victor Meirelles de Lima

O Museu Victor Meirelles promove, no dia 14 de março de 2006, às 17h, a palestra “Perturbações de um Retrato”, com a Profª Drª Rosângela Miranda Cherem.

Neste encontro, Rosângela apresentará uma série de reflexões sobre a obra “A Morta”, do acervo do Museu Victor Meirelles, percorrendo os caminhos inquietantes e enigmáticos da leitura desta pintura. Observa que se trata de uma obra de transbordamento, ou seja, uma obra “que não cabia na modalidade escolhida oficialmente”, considerando a trajetória do artista, mais centrada na pintura paisagista histórica. Salientando o papel central do olho na vida do pintor, ela aponta frestas e fendas onde podemos percorrer a obra e encontrar o enigma do inapreensível, o instante da morte.

O ponto de partida para esta reflexão é o texto homônimo, elaborado por Rosângela, que integra a quarta edição do Projeto Obra em Perspectiva, desenvolvido pelo Museu desde maio de 2005, como módulo especial da exposição “Victor Meirelles – Construção”. Este texto foi originalmente apresentado através da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas, em 2005 e também foi publicado na seção Iconografias da Revista Eletrônica “Patrimônio: Lazer & Turismo”.

O Projeto Obra em Perspectiva propõe uma reflexão periódica sobre a produção de Victor Meirelles. Em 2005, foram convidados os pesquisadores Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichia (Universidade Federal do Paraná), Raul Antelo (Universidade Federal de Santa Catarina) e Anita Prado Koneski (Universidade do Estado de Santa Catarina) para escolher uma obra do acervo do MVM e escrever um texto discutindo os aspectos visuais e conceituais de cada obra, a partir de diferentes abordagens. Todos os textos estão disponíveis no site do Museu.

Rosângela Cherem

Rosângela Miranda Cherem é Doutora em História pela Universidade de São Paulo e Doutoranda em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a orientação do Prof. Dr. Raul Antelo, com a pesquisa: “Manobras da Vela, Manejos da Pena. Virgílio Varzea, Produção Literária e Cultura Política”.

É Professora de História da Arte no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente participa do projeto de pesquisa “Imagens de um presente. História e memória de Florianópolis na passagem do século XIX ao XX através do acervo iconográfico de José Arthur Boiteux preservado pelo IHG-SC”, abordando a relação entre fotografia e memória urbana, no período da belle-époque em Santa Catarina. È autora de diversas publicações e orienta pesquisas sobre História das Sensibilidades e Percepções.

Esta palestra faz parte da programação do Projeto Agenda Cultural 2006, que conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura.

A entrada é gratuita