INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Escultura Religiosa no Brasil

Estão abertas as inscrições para a oficina teórica “Escultura Religiosa no Brasil”, que será ministrada pela conservadora Fátima Justiniano. A oficina integra o III Ciclo de História da Arte Brasileira e será promovida pelo Museu Victor Meirelles em parceria com a Fundação Cultural Senhor Jesus dos Passos, nos dias 09, 10 e 11 de novembro, das 14h às 17h.

Este módulo do III Ciclo de História da Arte Brasileira propõe uma introdução ao estudo das imagens sacras produzidas no Brasil na época colonial, destacando as oficinas conventuais do século XVII e as escolas regionais do século XVIII. As imagens serão analisadas segundo aspectos técnicos, formais e iconográficos. O aspecto iconográfico terá uma abordagem especial, através das invocações mais comuns no mundo luso-brasileiro, com destaque para a região sul do país, em especial Florianópolis e suas invocações particulares.

Sobre a ministrante:

Fátima Justiniano é especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais e Móveis – Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou do Curso de Conservação de Pintura Mural no Centro Europeo di Formazione degli Artigiani per la Conzervazione del Patrimônio Architettonico, em Veneza. É integrante da equipe técnica do Laboratório de Restauração e Conservação de Documentos, da Universidade Federal Fluminense, desde 1994, além de atuar como courier e responsável por conservação em importantes centros culturais. Dentre suas publicações destacam-se os artigos: As Esculturas de São Miguel Arcanjo no Rio de Janeiro Setecentista e A Tradicional Técnica dos Nossos Artífices da Madeira Policromada do Século XVIII.

escult religEsta atividade faz parte da programação do Projeto Agenda Cultural 2005 que conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura.

Pré-inscrição até o dia 02 de novembro de 2005:

A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para a pré-inscrição é necessário encaminhar os seguintes dados para:

Museu Victor Meirelles Rua Victor Meirelles, 59, Centro – CEP: 88010-440
Florianópolis-SC
ou através do email: museu.victor.meirelles@iphan.gov.br

Nome:
Email:
Telefone:
Formação:
Atuação profissional:
Instituição:
Por que deseja participar da oficina?
Já participou de outras atividades no Museu Victor Meirelles? Quais?