Palestra: Mais além da exposição com Modesta Di Paola

modesta_med

Dias 10 de novembro de 2010, às 19h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles em parceria com o projetoCasa, de Lucila Vilela, promoverá no dia 10 de novembro, às 19h, a palestra Mais além da exposição, com a bolsista em história da arte da Universidade de Barcelona, Modesta Di Paola. A fala será em espanhol.

No âmbito das artes, desde a Idade Moderna até a contemporaneidade, a exposição tem sido o maior veículo de difusão, circulação e comércio de obras de arte. O termo exposição, portanto, se relaciona com a prática museológica ou das galerias que apresentam ao público determinadas obras, dependendo das tendências teóricas dominantes e do saber empresarial.

Apesar disso, alguns projetos artísticos atuais buscam outras formas de exposição para se manifestarem junto ao público. Formas que poderiam se denominar “autodefinição”. Durante a palestra será feita uma análise do projeto Casa de Lucila Vilela, um trabalho que se abre à experimentação, à improvisação e à prática performativa dentro do espaço de uma casa e que cria um percurso junto ao público que determina livremente suas ações e seus tempos de contemplação. A artista coloca algumas pautas, a equipe realiza os trabalhos técnicos e artísticos, os performers experimentam, o público interage ou livremente decide ser espectador do evento. Sua autodefinição, portanto, depende de vários elementos que interagem entre si: os protagonistas da cena (os atores e o público), as artes (arquitetura, videoarte, performance, dança, música), o espaço real (a casa) e seu alter egodigital (a exposição online no site InterArtive, plataforma de arte e pensamento contemporâneo).

Mais informações:

Sobre a ministrante:
Modesta Di Paola
 é licenciada em Letras e Filosofia na Università degli Studi di Palermo (Italia). Em janeiro de 2008 obteve uma bolsa de formação de pesquisadores com a qual começa sua vinculação ao grupo de investigação “Arte, Arquitetura e Sociedade Digital” e ao Departamento de História da Arte da Universidade de Barcelona. Na mesma universidade cursa o doutorado em “História, Teoría e Crítica de Artes”, obtendo o Diploma de Estudos Avançados (DEA) em outubro de 2008, e também o mestrado em “Estudos Avançados em História da Arte: Colecionismo, mercado e difusão da arte”, que finalizou em fevereiro de 2009. Suas linhas de investigação se centram nas teorias críticas que utilizam a tradução, a interpretação e a reescritura como mediação cultural nos processos de transmissão e recepção da produção artística contemporânea.