Estação da Música – “Inconsciente coletivo”, de Alegre Corrêa e Guinha Ramires

Estação da Música Especial

O projeto Estação da Música do Museu Victor Meirelles também estará presente nas celebrações dos 180 anos de nascimento de Victor Meirelles, apresentando os músicos Alegre Corrêa e Guinha Ramires.  O show Inconsciente Coletivo acontece nesta terça-feira, 14 de agosto, às 19h30min.

Dois músicos de formação autodidata que aprenderam música na mesma época e da mesma maneira: na estrada. Nascidos no sul do Brasil no início da década de 60, conheceram-se em 1977 na cidade de Passo Fundo RS. A amizade, que nasceu em um bar, transformou-se numa duradoura parceria musical com entendimento, respeito, admiração e muitas realizações.

Além da constante criação em duo, que sempre esteve presente, eles formaram juntos diversos grupos de música: “A Banda de Nêutrons” (juntamente com Letieres Leite) em Florianópolis(80) e o grupo “Circuito Emocional” em Porto Alegre Alegre Corrêa(86).

Através da admiração mútua como músicos e a afinidade intelectual, Alegre e Guinha tornaram-se parceiros incansáveis no trabalho pelo desenvolvimento e aplicação da filosofia musical e da música de vanguarda. Trabalham juntos já a 33 anos, sendo os 10 primeiros inenterruptos.

Nesse show criam uma música contemporânea, com improvisações compostas e composições improvisadas, em uma comunicação através do Inconsciente Coletivo.

Uma mistura que usa os elementos da música popular brasileira, do jazz e da música erudita.

Fotos do evento: