Enquanto seu lobo não vem: pistas para um piquenique no parque

PALESTRA

Enquanto seu lobo não vem:
pistas para um piquenique no parque.

com Yuri Firmeza

Lançamento de seu livro
“Souzousareta Geijutsuka”

yurifirmeza

03 de novembro de 2008 às 19h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O Museu Victor Meirelles, em continuidade a sua Agenda Cultural 2008, realizará a palestra “Enquanto seu lobo não vem: pistas para um piquenique no parque”, com o artista plástico e pesquisador Yuri Firmeza. Ele abordará questões relativas a ação realizada no Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar em 2006, em resposta ao convite feito por seu então diretor, Ricardo Resende, para participar do projeto “Artista Invasor”. Este trabalho resultou na criação do “artista-obra” japonês “Souzousareta Geijutsuka”, que envolveu o Museu, a crítica e o público em uma rede de informações ficcionais.

A concepção, a atuação invisível enquanto artista e as repercussões dessa proposição resultaram no livro intitulado “Souzousareta Geijutsuka”. O livro é composto pelas primeiras negociações acerca da criação do artista fictício Souzousareta Geijutsuka, as matérias de jornais e sites e, ainda, textos dos críticos e curadores como Moacir dos Anjos, Hermano Viana, Luisa Duarte, Ricardo Resende, entre outros. O livro será lançado logo após a palestra do artista e estará a venda com o valor promocional de R$ 20,00.

Sobre o artista: Yuri Firmeza vive e trabalha em Belo Horizonte onde participa da Bolsa Pampulha. Mestrando em Artes Visuais pela ECA/USP onde desenvolve a pesquisa: Performance e novas tecnologias: O lugar do corpo. Em 2007 organizou o livro sobre o artista japonês ‘Souzousareta Geijutsuka’ e em 2006 lançou o livro de artista ‘Relações’. Das exposições que participou, destacam-se: “Laços do Olhar” – Instituto Tomie Ohtake – 2008; “Confrontações Poéticas” – CCBNB – 2007; Rumos Itaú Cultural Artes Visuais – 2006; “Espacios en Transito” – Centro Cultural de Bellas Artes de Lima, Peru – 2005.

O quê: Palestra “Enquanto seu lobo não vem: pistas para um piquenique no parque.” e Lançamento do livro “Souzousareta Geijutsuka”. FUNCET, Fortaleza, 2007.
Quando: 03 de novembro de 2008 às 19h
Onde: Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles