INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Documento AREAL

“Documento AREAL”
Relações entre escrito de artista, documento e obra
Projeto de Ensino do Centro de Artes – UDESC, coordenado pela Prof. Raquel Stolf.

Mesa-redonda com os artistas Maria Helena Bernardes, André Severo, Alexandre Moreira e Hélio Fervenza

18 de agosto de 2005, às 18h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O Seminário Documento Areal é uma parceria do Museu com o “Documento Areal – relações entre escrito de artista, documento e obra”, Projeto de Ensino do Centro de Artes – UDESC, coordenado pela Prof. Raquel Stolf.

Neste Seminário estarão reunidos os artistas Maria Helena Bernardes, André Severo, Alexandre Moreira e Hélio Fervenza que apresentarão as experiências artísticas e as publicações realizadas pelo Areal.

Areal é um projeto de arte contemporânea, proposto em Porto Alegre, 2000, por André Severo e Maria Helena Bernardes. As principais vertentes de atuação do projeto são o suporte à produção de artistas convidados e a publicação da série de livros, intitulada “Documento Areal”.

O Seminário propõe uma reflexão sobre as publicações realizadas e, segundo Maria Helena Bernardes, um debate sobre questões como: o que define uma obra de arte hoje? É a possibilidade de sua apresentabilidade? Em que sentido ela se dá na pluralidade das experiências contemporâneas? Como se encontram relacionados, hoje, os principais agentes históricos que sustentaram, desde o renascimento, o triângulo ‘artista-obra-público’?

arreal

Publicações Documento Areal:

1. Sobreposições Imprecisas. Elaine Tedesco, Ed. Escrituras, São Paulo, 2003.
2. Eu e Você – Karin Lambrecht. Org: André Severo e Maria Helena Bernardes, Editora EDUNISC, Santa Cruz do Sul, 2001.
3. O + é deserto. Hélio Fervenza, Ed. Escrituras, São Paulo, 2003.
4. Vaga em Campo de Rejeito. Maria Helena Bernardes, Ed. Escrituras, São Paulo, 2003.
5. Consciência Errante. André Severo, Ed. Escrituras, São Paulo, 2004.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.