Instituto Brasileiro de Museus
Museu Victor MeirellesExposição individual de Tiago Romagnani – Duração
Duração
Exposição individual de Tiago Romagnani
20 de outubro de 2010
18h: Encontro com a artista (via Skype)
19h: Abertura da exposição

Projeto Obra em Perspectiva, com Sônia Gomes Pereira
20 de outubro
Na próxima quarta-feira, 20 de outubro, às 19 horas, o Museu Victor Meirelles promove a abertura de mais uma mostra selecionada pelo Edital de Exposições Temporárias 2010, com a individual do artista Tiago Romagnani. A mostra, que tem como título Duração, apresentará trabalhos inusitados.
Segundo Ana Lucia Vilela, que assina o texto da exposição: “Das máquinas espera-se que produzam. E quando seus desígnios não são de produção, mas apenas de funcionamento? Funcionar e não produzir. Mas algo resta de seu funcionar: tensão de tempo que não se entrega à cronologia porque repete e ao repetir, difere. Homem é resto de máquina e quando a máquina é improdutiva, o tempo que dura é aquele que insiste em não suceder, mas entrelaçar início e fim”. Na sala de exposições temporárias, às 18h, ocorrerá o já tradicional Encontro com o Artista, de forma virtual, via Skype.
Nesta mesma data o Museu Victor Meirelles realiza ainda a 18ª edição do projeto “Obra em Perspectiva”. A convidada desta edição é a professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sônia Gomes Pereira, que escreve sobre três esboços de Victor Meirelles para a obra “Batalha dos Guararapes”. Conforme a pesquisadora: “É impressionante como estes esboços nos parecem, hoje, muito mais “modernos”, pela forma mais livre e espontânea – sem o longo processo de rigoroso acabamento a que as obras finais eram submetidas”. Confira o texto completo no site do Museu.
Sobre o artista:
Tiago Romagnani participou das exposições coletivas Trilhas do desejo – Rumos Artes Visuais, Itaú Cultural, Rio de Janeiro – RJ (2009); Contenedor Juan Downey – Valparaíso – Chile (2009); Resistência Crítica – 9ª Bienal de vídeo e Artes Mediales, Santiago – Chile (2009); Terra de Areia – Centro Cultural Arquipélago, Florianópolis – SC (2009); Mirantes – Rumos Artes Visuais, Itaú Cultural, Rio Branco – AC (2009); Trilhas do desejo – Rumos Artes Visuais, Itaú Cultural, São Paulo – SP (2009); Projeto máquina – Sesc Chapecó, Xanxerê e Joinville – SC (2008); Mostra Circulações – Sesc Av. Paulista – São Paulo/SP (2007); Máquina – Espaço ARCO – Florianópolis/SC (2005). Realizou a exposição individual “A saudade”, Centro Cultural Arquipélago, Florianópolis/SC (2008). Bolsa: CRAC Valparaíso – Rumos Artes Visuais – Itaú Cultural (2010). Atualmente, reside na Alemanha.
Sobre a autora:
Sônia Gomes Pereira é museóloga, com mestrado em História da Arte na Universidade da Pennsylvania, doutorado em Comunicaçao e Cultura na UFRJ e pós-doutorado no Laboratoire du Patrimoine Français/CNRS, Paris. É pesquisadora do CNPq e autora de vários artigos e livros, decorrentes de interesses de pesquisa no campo da História da Arte Brasileira. Atualmente é professora titular da Escola de Belas Artes da UFRJ.