Instituto Brasileiro de Museus
Museu Victor MeirellesMuseu Victor Meirelles publica novo número da Revista Eletrônica Ventilando Acervos
Nova edição regular da Revista Eletrônica Ventilando Acervos (v. 9, n. 2, dez. 2021) pode ser baixada no site https://ventilandoacervos.museus.gov.br/edicao-atual/. O número, organizado pela equipe do Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur) e os participantes do Grupo de Estudos Política de Acervos, reúne nove trabalhos, sendo cinco artigos, um Relato de Experiência, duas Entrevistas e uma Resenha, totalizando 17 autoras e autores que contribuíram com suas experiências de trabalho em museus ou com suas pesquisas acadêmicas sobre coleções.
Os temas abrangem diferentes áreas do conhecimento e da ação técnica em museus, como a gestão de riscos ao patrimônio musealizado, museus e exposições virtuais, educação, difusão digital de museus, diálogos entre exposição e cinema, moda e vestuário, pesquisa e colecionismo. O volume homenageia Franco Reinaudo, que dedicou nove anos de sua carreira à direção do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, primeiro museu do gênero na América Latina e que se tornou referência nacional e internacional na preservação da memória e na visibilidade da cultura e da arte LGBT.
O editor responsável é Rafael Muniz de Moura – museólogo e diretor do MVM. A comissão editorial é composta pelas servidoras Rita Matos Coitinho, Simone Rolim de Moura e agora conta com a participação de Mara Lúcia Carrett de Vasconcelos e de Ticiane Bombassaro Marassi, servidoras requisitadas pelo Museu Victor Meirelles que passam a contribuir com os rumos e os conteúdos da Revista. Há, também, um conselho consultivo encarregado de selecionar os trabalhos submetidos. Consideram-se os critérios como a pertinência do tema, a adequação às linhas da revista e o aspecto geral do texto.
Saiba Mais
A Revista
A Revista Eletrônica Ventilando Acervos – ISSN 2318.6062, com periodicidade anual, é organizada pelo Grupo de Estudos Política de Acervos, publicada pelo Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur) e conta com o apoio da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles (AAMVM). É dedicada a reunir e socializar práticas e conhecimentos acerca da gestão de acervos em museus.
A publicação busca reunir um arcabouço teórico para auxiliar os museus a elaborar suas Políticas de Acervos, documento que estabelece diretrizes gerais para a conceituação e o gerenciamento de acervos por meio da definição de processos e procedimentos técnicos concernentes à aquisição, à documentação, à gestão e ao descarte das coleções, e também divulgar experiências de museus que já elaboraram suas Políticas de Acervos, trocando práticas e exemplos de referência para reflexão sobre as atividades realizadas, os profissionais envolvidos, as dificuldades encontradas e os caminhos escolhidos.
O Grupo de Estudos
O Grupo de Estudos Política de Acervos foi iniciado em novembro de 2011 pela equipe do Museu Victor Meirelles para cumprir a necessidade de estabelecimento de sua Política de Aquisições e Descartes de Bens Musealizados. Tem como objetivos levantar fontes de estudos sobre o tema e trocar conhecimentos e experiências quanto à aquisição, gestão e descarte de acervos em museus.
Confira as normas de publicação, a edição atual e as anteriores e saiba mais em http://ventilandoacervos.museus.gov.br/