Assembleia propõe retomada de atividades da Associação dos Amigos do Museu Victor Meirelles

A Associação dos Amigos do Museu Victor Meirelles (AAMVM) realizará uma assembleia para a retomada de suas atividades e eleição de nova diretoria às 18h30min do dia 24 de julho de 2025 (quinta-feira), no Auditório do Museu Victor Meirelles. Podem participar sócios e pessoas interessadas em se associar. Fundada em 1991 e com as atividades interrompidas desde 2021, a AAMVM se destacou como organização da sociedade civil sem fins lucrativos, viabilizando projetos culturais em parceria com o Museu Victor Meirelles.

Por meio da AAMVM, o museu conseguiu recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), a exemplo do Projeto Agenda Cultural, que trouxe a Florianópolis exposições, mostras de filmes, oficinas de arte, cursos de história da arte e outros. Com a paralisação da AAMVM, o museu teve sua atuação cultural prejudicada devido às restrições orçamentárias e à dificuldade de financiamento de ações artísticas com recursos públicos.

Convite – O convite para a assembleia parte das pessoas que assinaram o manifesto pró-AAMVM: Ana Claudia Rocha Araújo, Carmen Lúcia Luiz, Gisela dos Santos Lima, Leilen Monti, Luiz Sérgio Philippi, Marcos Antonio Gonçalves e Rosana Cacciatore.

Saiba mais

Associações de Amigos de Museus, na definição da Federação de Amigos de Museus do Brasil (Feambra), são instituições não-governamentais e sem fins lucrativos, formadas por pessoas interessadas em apoiar e colaborar com os museus, contribuindo para seu desenvolvimento e para a preservação do patrimônio museológico. A Associação dos Amigos do Museu Victor Meirelles (AAMVM), criada em 1991, viabilizou a realização de inúmeras exposições e atividades culturais e a existência da Revista Eletrônica Ventilando Acervos. Foi paralisada nos últimos anos, mas agora busca retomar suas atividades e atrair novos associados.

Essas associações captam recursos externos oriundos de doações, patrocínios, pagamentos feitos por associados ou outras fontes financeiras que forem concedidas por pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, associadas ou não. Outra possibilidade é a renda eventual proveniente da prestação de serviços e atividades oferecidas pela AAMVM. As arrecadações permitem manutenção de atividades, reparos emergenciais e financiamento de propostas de artistas visuais. O principal objetivo é contribuir para a preservação, promoção e divulgação do Museu Victor Meirelles junto à comunidade, participando assim de suas ações educativas e culturais.

Legislação relacionada:

Estatuto de Museus:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm

Guia para Associações de Amigos de Museus – Feambra:
https://antigo.museus.gov.br/wp-content/uploads/2019/07/guia_feambra-associacao-de-amigos-dos-museus.pdf

Resolução Normativa Ibram Nº 13:
www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/legislacao-e-normas/outros-instrumentos-normativo/resolucao-normativa-ibram-no-13-de-15-de-fevereiro-de-2022#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20as%20rela%C3%A7%C3%B5es%20entre,%C3%A2mbito%20do%20Poder%20Executivo%20Federal

SERVIÇO:

O QUÊ: Assembleia para retomada das atividades da Associação dos Amigos do Museu Victor Meirelles (AAMVM)
QUANDO: 24 de julho de 2025, quinta-feira, às 18h30min (segunda chamada às 19h)
ONDE: Auditório do Museu Victor Meirelles – Florianópolis, SC