Adriane Hernandez palestra sobre pintura no Museu Victor Meirelles

publicado: 23/10/2023 09h37, última modificação: 23/10/2023 09h38

A artista Adriane Hernandez será a quarta palestrante da série mensal “Como o artista lê o que pinta?”, na qual artistas contemporâneos convidados debatem sobre problemáticas que envolvem questões da linguagem da pintura em suas práticas. O encontro será às 10h30min do dia 28 de outubro de 2023, sábado, no auditório do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC), com organização do Ateliê de pintura do Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc). A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. Interessados receberão certificado mediante assinatura em lista de presença.

Adriane Hernandez é artista plástica, pesquisadora e professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação na mesma Universidade. Atuou como professora na Universidade Federal de Pelotas e como docente no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFPel. Realizou doutorado em Artes Visuais, ênfase em Poéticas Visuais (UFRGS) e estágio de doutorado na Universidade de Paris VIII, sob orientação do teórico francês François Soulages. Coordena atualmente a pesquisa “Sobre a mesa: possibilidades operativas e outros jogos com o plano pictórico”.

Coordenou “A Sala: Galeria” do Centro de Artes da UFPel, quando organizou exposições individuais dos artistas Elida Tessler, Walmor Corrêa, Rafael Pagatini, Lilian Maus, Frantz e as coletivas Casa do Desenho, Atelier Subterrânea em Pelotas, Palimpsextos, Linhas das Bordas Periféricas de Contorno, Ficções da Imagem, entre outras. Concebeu, organizou e teve contemplado pela lei de incentivo Procultura o projeto “Paralelo 31: reverberações da arte contemporânea” em Pelotas. Fundou e administrou a Casa Paralela, ateliê e espaço de exposição situado em Pelotas, onde expuseram Daniel Acosta, Ricardo Cristofaro, Guilherme Dable, Cláudio Maciel, Guilherme Peters, Ricardo Izquierdo, Jander Rama, Ismael Monticelli, entre outros. Atualmente é representada pela Ocre Galeria, em Porto Alegre, RS.

Saiba mais sobre a série
Em “Como o artista lê o que pinta?”, os palestrantes são provocados a discutir acerca do modo singular como cada artista lê o próprio trabalho, problematizando-se a prática da anotação, da citação, da leitura e do exercício no intercâmbio entre a teoria e prática. O projeto foi proposto pela professora colaboradora de pintura da Udesc Letícia Cardoso. O título da série de encontros, segundo ela, é uma anotação feita durante um curso com o artista, pintor, pesquisador e professor Paulo Pasta. Na ocasião, Pasta citava Ernst Gombrich, segundo quem “O pintor não pinta o que vê. Vê o que pinta”.

O QUÊ: Série de encontros sobre pintura “Como o artista lê o que pinta?”
QUANDO: Mensalmente, nas manhãs de sábado. Quarto encontro no dia 28/10/2023, às 10h30min, com a artista Adriane Hernandez.
ONDE: Auditório do Museu Victor Meirelles. Rua Victor Meirelles, 59, Centro. Florianópolis, SC.
PRÓXIMOS ENCONTROS: 28/10: Adriane Hernandez; 25/11: Jociele Lampert; 07/12: Marco Garaude Giannotti.

Foto: Dracenas (2021), pintura acrílica sobre telas e bancos, de Adriane Hernandez. Divulgação/Acervo Pessoal.