INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

ATA-ME CINENUVIC exibe e debate o filme Bombardeio no Museu Victor Meirelles

publicado: 04/07/2023 16h58, última modificação: 04/07/2023 16h58

O Ciclo de cinema ATA-ME – CINENUVIC exibe no auditório do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC), às 19h desta sexta-feira, 07 de julho de 2023, o filme dinamarquês “Bombardeio” (2021), dirigido por Ole Bornedal, com classificação indicativa de 16 anos. O enredo aborda as tragédias evidenciadas na Segunda Guerra Mundial e como a violência extrema da barbárie atravessa a infância. Debaterão sobre o assunto a professora doutoranda Amanda Vidal e o professor Dr. Gustavo Tanus Martins. A entrada é gratuita, a partir das 18h30min, com limite máximo de 45 pessoas na plateia. A tolerância de atraso após o início da sessão é de até 15 minutos.

O projeto de extensão ATA-ME – CINENUVIC é articulado entre dois Núcleos de Pesquisa do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina: o Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências (NUVIC) e o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NÓS). A cada ano, delineia-se uma temática para o ciclo, que em 2023 é a articulação das infâncias, gênero e cinema. A cada sessão serão convidados dois debatedores para problematizar questões suscitadas pelos filmes abordados, totalizando sete encontros.

Amanda Vidal
Amanda Vidal é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC na linha de Educação e Infância. Pesquisadora da infância no contexto histórico da ditadura militar brasileira (1964-1985). É professora de Educação Infantil na rede de Balneário Camboriú-SC, militante do Fórum de Educação Infantil da Foz do Rio Itajaí (FREIFOZ) e membro da Associação de Professores e Especialistas de Balneário Camboriú (APROBC).

Gustavo Tanus Martins
Doutor e Mestre em Filosofia da Educação pela UFSC. Formado em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, com especializações em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (ISEPE), Medicina Chinesa e Acupuntura (DUAL/CEATA). Atua na formação de professores com experiência nas áreas de Educação e Infâncias e Educação de Jovens e Adultos, trabalhando principalmente com os temas: morte e educação, luto, suicídio, sexualidade, afeto, masculinidade, machismo e Pedagogia da Fragilidade.

PROGRAMAÇÃO

07/07/2023, sexta-feira, 19h – O Bombardeio
Sinopse: Os destinos de vários residentes de Copenhague se cruzam quando uma escola cheia de crianças é bombardeada por acidente na Segunda Guerra Mundial.

Direção: Ole Bornedal
Ano de Produção: 2021
Classificação Indicativa: 16 anos
Debatedores: Amanda Vidal e Gustavo Tanus Martins

11/08/2023, sexta-feira, 19h – Má Educação
Sinopse: Um velho amigo entrega ao cineasta Enrique Goded um roteiro baseado na adolescência dos dois em um internato católico. Alternando passado e presente, o roteiro faz Enrique refletir sobre os efeitos da repressão sexual em sua vida.

Direção: Pedro Almodóvar 
Ano de Produção: 2004
Classificação Indicativa: 18 anos
Debatedores: A definir

15/09/2023, sexta-feira, 19h – Entre Mulheres
Sinopse: Mulheres em uma colônia isolada lutam para se reconciliar com sua fé após uma série de agressões.

Direção: Sarah Polley 
Ano de Produção: 2004
Classificação Indicativa:14 anos

Debatedores: A definir

20/10/2023, sexta-feira, 19h – Mães Paralelas
Sinopse: Duas mães solo se conhecem em um quarto de hospital quando estão prestes a dar à luz. Uma é uma mulher madura, enquanto a outra é uma adolescente assustada. As duas formam um forte vínculo que transforma suas vidas.

Direção: Pedro Almodóvar 
Ano de Produção: 2021
Classificação Indicativa:14 anos

Debatedores: A definir

10/11/2023, sexta-feira, 19h – Eu não sou uma bruxa
Sinopse: Uma menina de oito anos é condenada por bruxaria e forçada a viver em uma comunidade sob a custódia do estado.

Direção: Rungano Nyoni 
Ano de Produção: 2017
Classificação Indicativa: 12 anos
Debatedores: A definir

08/12/2023, sexta-feira, 19h – Tomboy
Sinopse: Laurie, uma menina de 10 anos com dificuldades de socializar, se faz passar por garoto para fazer amizade com as crianças da vizinhança, mas sua crescente conexão com a amiga Lisa acaba gerando uma crise de identidade.

Direção: Céline Sciamma
Ano de Produção: 2012
Classificação Indicativa: 10 anos
Debatedores: A definir

SERVIÇO

O QUÊ: Ciclo ATA-ME CINENUVIC
QUANDO: Sextas-feiras, 19h, nas seguintes datas de 2023: 07/07, 11/08, 15/09, 20/10, 10/11 e 08/12
ONDE: Museu Victor Meirelles. Rua Victor Meirelles, 59, Centro, Florianópolis
ARTICULAÇÃO: NUVIC (Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências) e NÓS (Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade)

ORGANIZADORES DO CICLO:
Prof. Dr. Alexandre Toaldo – Departamento de Metodologia de Ensino (CED- UFSC)
Profa. Dra. Angelica Silvana Pereira – Estudos Especializados em Educação (CED- UFSC)
Profa. Dra. Carolina Votto Silva – Departamento de Metodologia de Ensino (CED- UFSC)
Profa. Dra.  Patricia de Moraes Lima – Departamento de Metodologia de Ensino (CED- UFSC)