Biblioteca do Museu Victor Meirelles oferece dicas da ABNT nas redes sociais

publicado: 03/01/2022 17h19, última modificação: 03/01/2022 17h19

O Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur), por meio de sua Biblioteca Alcídio Mafra de Souza, desenvolveu o novo serviço “Dicas ABNT”. O objetivo é facilitar a compreensão do uso das regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) relativas à informação e documentação – especialmente voltadas a publicações em geral e trabalhos acadêmicos. Os ensinamentos, didáticos e objetivos, serão compartilhados quinzenalmente no Instagram e no Facebook do MVM (@museuvictormeirelles). Os seguidores que têm dúvidas na elaboração de referência para algum tipo de documento ou suporte, que não compreendem alguma das normas da ABNT ou que desejam fazer alguma sugestão podem entrar em contato via mensagem nas redes sociais. A resposta pode servir de inspiração para as próximas postagens.

A biblioteca Alcídio Mafra de Souza

A Biblioteca do Museu Victor Meirelles, criada no ano de 1994, recebe o nome de Alcídio Mafra de Souza em homenagem a esse emérito catarinense professor da Escola de Belas Artes e pesquisador do patrimônio histórico e cultural brasileiro. O acervo bibliográfico conta atualmente com mais de 2,5 mil títulos, entre livros, periódicos e uma videoteca, concentrados nas áreas de artes, arte-educação, arquitetura, patrimônio, museologia e conservação preventiva.

As coleções são compreendidas como parte integrante do conjunto de bens culturais mantidos pelo museu e vem se formando concomitante à trajetória da instituição. Localizada no segundo andar do prédio anexo, objetiva atender o público em geral, sobretudo pesquisadores, museólogos, historiadores da arte, artistas, educadores, estudantes e guias de turismo. Porém, no momento, não há atendimento presencial em razão da pandemia. Mais informações: mvm.biblioteca@museus.gov.br