Funcionamento do Museu Victor Meirelles

publicado: 15/05/2024 13h00, última modificação: 15/05/2024 13h00

O Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC), localizado na Rua Victor Meirelles, 59 (Florianópolis, SC), tem entrada gratuita e pela Rua Saldanha Marinho. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10 às 18h, e aos sábados, das 10 às 15h, exceto feriados. É possível visitar a Casa Histórica onde viveu o artista Victor Meirelles de Lima (1832-1903), um dos maiores nomes da pintura brasileira do século XIX. Trata-se de um antigo sobrado luso-brasileiro do final do século XVIII que abriga o Museu Victor Meirelles desde 1952.

No andar superior, está em cartaz a exposição “Victor Meirelles – De aprendiz a professor”. Estão presentes obras do acervo de autoria de Meirelles e de artistas que foram seus professores ou alunos em seus mais de quarenta anos de relação com a Academia Imperial de Belas Artes (AIBA). O público pode compreender parte do processo acadêmico brasileiro novecentista, bem como as atividades envolvidas na composição de obras no período. O andar inferior em breve receberá nova mostra.

Na sala de exposições temporárias, é exibida a exposição “Leitura Sensorial”, que apresenta trinta livros-objeto multissensoriais da poeta, contista, produtora cultural e artista visual paraibana radicada no Rio de Janeiro Mozileide Neri. O projeto foi escolhido por comissão julgadora em convocatória para exposições temporárias, que tinha entre os critérios analisados a adequação ao público infantil e a promoção de interatividade e de acessibilidade. Os objetos artísticos podem ser tocados por todos os públicos. Com a experiência tátil, ampliam-se as possibilidades de leitura em relação às sensações visuais, olfativas e auditivas.

Horário de visitação:
– Terça a sexta-feira, 10 às 18h
– Sábados, 10 às 15h
*Exceto feriados
Entrada gratuita.

Consulta online do acervo:

Solicitações de pesquisa no acervo museológico:
mvm@museus.gov.br

Demandas gerais, dúvidas e mais informações:
mvm@museus.gov.br

Biblioteca (consultas mediante agendamento):
mvm.biblioteca@museus.gov.br

Redes sociais (Facebook e Instagram):
@MuseuVictorMeirelles

Acessibilidade:
O museu conta com elevador com acesso à casa histórica e ao anexo. Os banheiros são adaptados para pessoas com deficiência e há acesso para cadeirantes. Os audioguias estão temporariamente fora de uso.

AGENDAMENTOS

Visitas técnicas, escolares ou de grupos:
mvm.educativo@museus.gov.br
Obs.: Pode ocorrer divisão do número de visitantes em respeito à capacidade máxima de circulação no espaço.

Auditório:
Grupos e instituições podem solicitar o uso do Auditório para eventos e reuniões de cunho educativo e cultural com antecedência mínima de 48h. A capacidade máxima é de 50 pessoas e o Museu não dispõe de uma equipe de apoio. mvm@museus.gov.br