O Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) está aberto à visitação pública de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados das 10 às 15h, exceto feriados. A entrada é gratuita.
Continuam em vigor as medidas de distanciamento social, higienização constante do ambiente, uso de álcool 70%, uso de bebedouros somente com copos individuais e a recomendação do uso de máscaras.
É possível visitar a Casa Histórica onde viveu o artista Victor Meirelles de Lima (1832-1903), um dos maiores nomes da pintura brasileira do século XIX. Trata-se de um antigo sobrado luso-brasileiro do final do século XVIII que abriga o Museu Victor Meirelles desde 1952. Está em cartaz a exposição “Victor Meirelles – De aprendiz a professor”, com obras do acervo de autoria de Meirelles e de artistas que foram seus professores ou alunos em seus mais de quarenta anos de relação com a Academia Imperial de Belas Artes (AIBA).
Já na sala de exposições temporárias, está em cartaz a exposição “Aldo Beck: Memória das Coisas”, na qual são apresentadas diferentes facetas da produção do artista Aldo Beck (Florianópolis, 1919-1999) – processos criativos, pinturas de paisagens, reproduções da arquitetura da cidade, retratos de pessoas da comunidade ilhéu e experimentações que se distanciam de seus trabalhos tradicionais, com uso de diferentes técnicas e linguagens. Somente duas das obras em cartaz pertencem ao acervo do museu – o restante é propriedade da coleção particular de Artur Beck Neto, filho do artista, detentor de grande parte de suas obras. Aldo Beck foi, durante certo período, frequentador assíduo do Museu Victor Meirelles, onde, além de expor, auxiliava nas ações educativas, compartilhando suas experiências com o público. Com esta exposição, no ano em que Florianópolis completou 350 anos, celebra-se a trajetória de Beck com a apresentação de obras inéditas e a proposta de um olhar contemporâneo para a sua produção.
No momento, o elevador passa por manutenção. Não é possível o uso de guarda-volumes e audioguias. Visitas técnicas, escolares ou de grupos devem ser agendadas previamente pelo e-mail mvm.educativo@museus.gov.br. Solicitações de pesquisa no acervo museológico podem ser realizadas pelo e-mail mvm@museus.gov.br. As consultas presenciais à Biblioteca ocorrerão de terça a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h, com marcações pelo e-mail mvm.biblioteca@museus.gov.br e com antecedência mínima de 48 horas.
Grupos e instituições podem solicitar o uso do Auditório para eventos e reuniões de cunho educativo e cultural pelo e-mail mvm@museus.gov.br e com antecedência mínima de 48h. A capacidade máxima do Auditório é de 30 pessoas, não é permitido coffee break e o Museu não dispõe de uma equipe de apoio.
Nosso acervo também está disponível para consulta online na Plataforma Tainacan. Acesse em http://museuvictormeirelles.acervos.museus.gov.br/