Jociele Lampert palestra sobre pintura no Museu Victor Meirelles

publicado: 14/11/2023 13h42, última modificação: 14/11/2023 13h42

A artista Jociele Lampert será a quinta palestrante da série mensal “Como o artista lê o que pinta?”, na qual artistas contemporâneos convidados debatem sobre problemáticas que envolvem questões da linguagem da pintura em suas práticas. O encontro será às 10h30min do dia 18 de novembro de 2023, sábado, no auditório do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC), com organização do Ateliê de pintura do Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc). A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. Interessados receberão certificado mediante assinatura em lista de presença.

A apresentação, intitulada “Imagens roubadas: entre montagens e ficções pictóricas”, objetiva apresentar o projeto artístico “Espaços para Sonhar”, série de pinturas e desenhos realizados a partir da residência artística e pedagógica desenvolvida em Lisboa durante o ano de 2023. Jociele Lampert é professora Titular na Udesc, ministrando disciplinas de pintura na graduação e pós-graduação, onde orienta mestrados e doutorados na Linha de Pesquisa Ensino das Artes Visuais. Desenvolveu pesquisa como professora visitante no Teachers College na Columbia University na cidade de New York como Bolsista Fulbright em 2013, onde realizou estudo intitulado: ARTIST’S DIARY AND PROFESSOR’S DIARY: ROAMINGS ABOUT PAINTING EDUCATION.

Foi professora visitante na Faculdade de Belas Artes em Lisboa, no departamento de pintura (2023), coordenando projeto de cooperação internacional com apoio CNPq. Realizou residências artísticas nos EUA, Argentina e Portugal. É Coordenadora do estúdio de pintura Apotheke, programa permanente de extensão universitária na Udesc. Tem Doutorado em Artes Visuais (ECA/USP, 2009). É Mestre em Educação (UFSM, 2005). Possui Graduação em Desenho e Plástica – Bacharelado em Pintura (UFSM) e Graduação em Desenho e Plástica Licenciatura (UFSM). Desenvolve o projeto de pesquisa “O estúdio de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em artes visuais”, onde tem estudado os temas: pintura, arte e educação e formação docente com referências em John Dewey.

Saiba mais sobre a série
Em “Como o artista lê o que pinta?”, os palestrantes são provocados a discutir acerca do modo singular como cada artista lê o próprio trabalho, problematizando-se a prática da anotação, da citação, da leitura e do exercício no intercâmbio entre a teoria e prática. O projeto foi proposto pela professora colaboradora de pintura da Udesc Letícia Cardoso. O título da série de encontros, segundo ela, é uma anotação feita durante um curso com o artista, pintor, pesquisador e professor Paulo Pasta. Na ocasião, Pasta citava Ernst Gombrich, segundo quem “O pintor não pinta o que vê. Vê o que pinta”.

O QUÊ: Série de encontros sobre pintura “Como o artista lê o que pinta?”
QUANDO: Mensalmente, nas manhãs de sábado. Quinto encontro no dia 18/11/2023, às 10h30min, com a artista Adriane Hernandez.
ONDE: Auditório do Museu Victor Meirelles. Rua Victor Meirelles, 59, Centro. Florianópolis, SC.
PRÓXIMOS ENCONTROS: 18/11: Jociele Lampert; 07/12: Marco Garaude Giannotti.

Obra da série de pinturas e desenhos “Espaços para Sonhar”, realizados a partir da residência artística e pedagógica desenvolvida em Lisboa, durante o ano de 2023, por Jociele Lampert. Divulgação/Acervo Pessoal.