Mural de grafitti retoma projeto Diálogos com a Desterro no Museu Victor Meirelles

publicado: 25/10/2023 16h31, última modificação: 25/10/2023 16h33

O Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) retoma, a partir da tarde desta quinta-feira, 26 de outubro de 2023, o projeto Diálogos com a Desterro, iniciado em 2003 com o objetivo de estabelecer um contato entre a pintura de Victor Meirelles e a de artistas contemporâneos. A cada edição, uma obra diferente inspirada em Meirelles é produzida e exposta. Desta vez, o público poderá acompanhar de perto, pelos próximos dias, o trabalho do artista, grafiteiro e designer Felipe Álvaro “Mofas”, que fará um mural na área de circulação da caixa de vidro do museu.

Mofas conta que baseará o seu grafitti na obra “Vista parcial da cidade de Nossa Senhora do Desterro – atual Florianópolis” (Victor Meirelles, circa 1851, óleo sobre tela). “Trouxe para a minha linguagem e incluí leituras e até críticas na hora da montar a composição. A pintura de Floripa que está no museu expõe a vista, mas senti falta das pessoas. Por isso a união natureza e ser humano como algo que procurei dialogar”, afirma, acrescentando que prioriza o retrato do trabalho, das necessidades e dos cotidianos das pessoas em interação com o mundo em que vivem. “A ação e a reflexão”, finaliza.

Natural de Palhoça, SC (1988), Felipe Álvaro “Mofas” cresceu na região metropolitana de Florianópolis e desde cedo se envolveu com a cultura do Skateboarding. A partir de 2008, influenciado pela cena emergente do grafitti na região, começou a pintar nas ruas de forma independente, mesclando referências clássicas do grafitti com experiências e formas de arte plurais vividas enquanto skatista e cidadão do litoral sul brasileiro. Entre paredes, papéis, telas e “pixels”, suas obras vão do físico ao digital para propor uma reflexão sobre o sujeito, a natureza humana, suas filosofias e as relações com passado, presente e futuro.

Através das temáticas, composições e simbologias, as criações trazem uma justaposição entre o ancestral e o contemporâneo, dando corpo à imaginação através de um gesto intuitivo e contrastante de expressão. Como filho de pescador, skatista, artista e latino-americano, busca em seus trabalhos de rua e estúdio provocar o público à investigação e interpretações próprias, convidando para uma experiência de descoberta e curiosidade sobre os pensamentos e mistérios da natureza humana e suas sociedades.

SERVIÇO

O QUÊ: Projeto Diálogos com a Desterro – Pintura em grafitti de mural pelo artista, grafiteiro e designer Felipe Álvaro “Mofas”
QUANDO: A partir das 14h do dia 26 de outubro de 2023, durante o horário de visitação do Museu Victor Meirelles.
ONDE: Museu Victor Meirelles. Rua Victor Meirelles, 59, Centro. Florianópolis, SC.