INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Museu Hassis é tema da próxima live promovida pelo MVM

publicado: 13/08/2021 17h34, última modificação: 13/08/2021 17h34

A nona live do projeto do Museu Victor Meirelles (Ibram/MTur) “Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais” será transmitida gratuitamente às 18h do dia 18 de agosto de 2021, quarta-feira, no canal do MVM no Youtube (http://bit.ly/museuvictormeirelles). O tema será o Museu Hassis, com o convidado Denilson Antonio, professor, artista e pesquisador que exerceu diversas curadorias na instituição. A mediação é do museólogo do MVM, Rafael Muniz de Moura.

Entre os temas para os diálogos, estão a história do Museu Hassis, suas coleções, a equipe, as ações de educação, exposição e pesquisa e os desafios na pandemia. O Museu Hassis é um departamento vinculado à Fundação Hassis, instituição de caráter privado sem fins lucrativos. Sua finalidade é preservar, estudar e difundir a vida e obra do artista Hiedy de Assis Corrêa, o Hassis (1926 – 2001), identificando, recolhendo, abrigando, preservando, inventariando, classificando e estudando as obras produzidas pelo artista.

A Fundação efetiva o museu como espaço de produção de conhecimento, fomentando pesquisas de natureza interdisciplinar e mantendo exposições de longa duração. O acervo é uma das fontes iconográficas mais ricas de Santa Catarina. Reúne obras em desenho, pintura, fotografia, slides, cinema 8mm, Super 8 e audiovisuais em vídeo. Tudo recolhido ao longo dos mais de 60 anos de atividade artística de Hassis, que também era um dedicado arquivista, tendo reunido milhares de recortes de jornal sobre artes plásticas, história de Santa Catarina e outros assuntos em geral.

Denilson Antonio – Professor, artista e pesquisador. Trabalhou no Museu Hassis como coordenador do setor educativo e educador no museu de 2010 a 2018, exercendo diversas curadorias. Foi coordenador da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina entre 2015 e 2019. Atualmente leciona Artes ao ensino fundamental e médio.

O projeto

 “Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais” promove encontros quinzenais com cerca de uma hora de duração, contando com representantes das instituições convidadas e mediação do Museu Victor Meirelles. A organização das lives é feita pela equipe técnica do MVM, com supervisão do museólogo Rafael Muniz de Moura e da estagiária Ana Paula Meura, graduanda no curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O público-alvo são os trabalhadores, pesquisadores e estudantes da área da Museologia e da cultura e pessoas com afinidade pelos temas de arte, ciências, cultura, patrimônio e história.

Serviço

O quê: Nono encontro do projeto Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais
Quando: Dia 18 de agosto de 2021, quarta-feira, às 18h
Onde: Ao vivo no Canal do YouTube do Museu Victor Meirelles (http://bit.ly/museuvictormeirelles)
Tema: Museu Hassis
Convidado: Denilson Antonio
Mediador: Rafael Muniz de Moura
Temas para os diálogos: História do Museu Hassis, a formação e a gestão das coleções, a equipe profissional da Fundação Hassis, as ações de educação, exposição e pesquisa e os desafios do atual momento de pandemia e isolamento social.

http://bit.ly/museuvictormeirelles