Museu Victor Meirelles adia programação para a 21ª Semana de Museus por problemas técnicos

publicado: 16/05/2023 15h30, última modificação: 16/05/2023 15h30

Devido a problemas técnicos inesperados, a programação do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC)  para a 21ª Semana Nacional de Museus será adiada. As novas datas, a serem confirmadas, serão divulgadas no site institucional http://museuvictormeirelles.museus.gov.br e nas redes sociais. Haverá abertura da exposição “Aldo Beck: Memória das Coisas”, ações educativas em torno das obras em cartaz, oficina de grafite e elaboração de pintura mural em diálogo com as obras de Victor Meirelles.

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema. Este é proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.

A edição de 2023 traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, buscando lembrar que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental. Os museus ajudam a promover a inclusão social, a diversidade, a conexão com a natureza, a compreender a questão climática e amplificar a voz dos povos originários tornando-se, assim, importantes aliados na luta pela sustentabilidade a partir da sua própria concepção de “bem-viver”.