MVM lança 2º episódio do Projeto Falando em Acervos no dia 20 de outubro

publicado: 18/10/2021 11h48, última modificação: 29/06/2022 15h41

O Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur) lança, no dia 20 de outubro de 2021, o segundo episódio dos podcasts mensais do Projeto Falando em Acervos, disponibilizado gratuitamente no Portal do Grupo de Estudos Política de Acervos (https://acervosmuseus.wixsite.com/politicadeacervos) e no aplicativo Spotify (bit.ly/falandoemacervos). O tema será como o Curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) propõe o estudo e a investigação sobre Política de Acervos, com a convidada Thainá Castro, museóloga e professora do curso de Museologia da UFSC.

O Projeto Falando em Acervos tem o objetivo de apresentar uma série de podcasts mensais com diferentes profissionais convidados para dialogar sobre Políticas de Aquisição e Descartes de Acervos e temas relacionados com a Gestão de Coleções em museus. As iniciativas são do Grupo de Estudos Política de Acervos, iniciado em 2011 pela equipe do MVM e com participação conjunta de outras instituições para estabelecer sua Política de Aquisições e Descartes de Bens Musealizados.

O Grupo busca levantar fontes de estudos sobre o tema e trocar conhecimentos e experiências quanto à aquisição, gestão e descarte de acervos em museus. Por meio desse grupo, vários projetos estão em andamento, como a Revista Eletrônica Ventilando Acervos, os Seminários de Política de Acervos e o Projeto Falando em Museus – uma série de lives mensais com profissionais de museus de Florianópolis, SC.

O Portal do Grupo de Estudos Política de Acervos reúne todos os projetos existentes e disponibiliza textos teóricos e técnicos, documentos normativos de instituições museológicas, livros e filmes que trazem discussões e reflexões sobre os temas de interesse, visando alcançar profissionais dos museus de todo o país e disseminando conhecimentos com fácil acesso para além dos centros onde circulam as principais informações. A concepção, o planejamento e a criação do Portal e dos podcasts são do museólogo do MVM, Rafael Muniz de Moura, e da estagiária curricular de Museologia da UFSC, Ana Paula Meura.

SERVIÇO

O QUÊ: 2º episódio do Projeto Falando em Acervos – podcasts mensais sobre Política de Acervos
QUANDO: 20 de outubro de 2021
ONDE: https://acervosmuseus.wixsite.com/politicadeacervos e bit.ly/falandoemacervos