Museu Victor Meirelles oferece curso gratuito sobre reinvenção de museus

publicado: 09/11/2022 15h15, última modificação: 09/11/2022 15h16

O Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur) promove presencialmente o curso “O Museu como Re/Invenção”, ministrado pela artista e professora Daniele Zacarão (Criciúma/SC) nos dias 17 e 18 de novembro de 2022, das 15 às 19h. A proposta é refletir sobre como práticas artísticas e curatoriais podem subverter a hegemonia institucional da arte, trazendo, assim, elementos para re/pensar e re/inventar o papel dessas instituições na contemporaneidade. Voltado para professores de artes, estudantes e profissionais de museus, o evento é gratuito com inscrições limitadas pelo e-mail mvm.educativo@museus.gov.br. Serão oferecidos certificados de 8h para quem participar das duas datas.

As reflexões partirão do Museu de Arte de Cresciuma, que pode ser definido como um museu de artista, um museu ficção e/ou um museu como processo. Trata-se de um projeto artístico que adota práticas institucionais para pôr em questão histórias e contextos socioculturais de Criciúma/SC. Esse movimento é iniciado pela adoção do nome originário da cidade: Cresciuma, que, sendo de origem indígena, significa taquara pequena, uma referência ao capim de mesmo nome, abundante na região durante a colonização. Constituído inicialmente por um arquivo fragmentado de livros, imagens, textos e projetos de exposições que aconteceram na cidade, o Museu de Arte de Cresciuma pretende re/criar espaços expositivos, investigar o papel da preservação e do arquivo, promover programas públicos e refletir sobre práticas institucionais e seus contextos precários.

Neste sentido, as ações do Museu de Arte de Cresciuma sugerem aproximações com outros museus criados por artistas, como o Museu Imaginário de André Malraux e o Musée d’Art Moderne de Marcel Broodthaers, ou, ainda, o conceito de museu-laboratório proposto por Walter Zanini durante sua gestão no MAC/USP, bem como a ideia de efeito de museu sem museu, apresentado por Felipe Prando a partir da exposição-tese CAMPO NEUTRAL. Partindo dessas concepções, o curso museu como re/invenção propõe, ainda, a partir de exercícios de escrita e desenho, imaginar outras/novas institucionalidades, como um museu-escola, museu-aula e museu-desobediência.

Daniele Zacarão
Daniele Zacarão (Criciúma/SC) é artista e professora. Doutoranda e mestre em Artes Visuais, na linha de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos, do PPGAV/CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, bacharela em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Atua como professora do Curso de Artes Visuais e gestora da Sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais da UNESC (Criciúma/SC). Em 2020, inaugurou o Museu de Arte de Cresciuma, um projeto artístico/curatorial configurado como um museu-ficção.

O QUÊ: Curso O Museu como Re/Invenção
QUANDO: 17 e 18 de novembro de 2022, 15 às 19h
ONDE: Auditório doMuseu Victor Meirelles. Rua Victor Meirelles, 59, Centro, Florianópolis, SC.
INSCRIÇÕES: mvm.educativo@museus.gov.br
PÚBLICO-ALVO: Professores de artes, estudantes e profissionais de museus
ATIVIDADE GRATUITA.