INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Museu Victor Meirelles realiza live sobre as redes sociais e os museus de Florianópolis

publicado: 25/03/2022 17h30, última modificação: 29/06/2022 15h35

O Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur) promove a 14ª live do projeto “Falando em Museus – um bate-papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais” às 18h do dia 30 de março de 2022, com transmissão gratuita no canal do MVM no YouTube (http://bit.ly/museuvictormeirelles). O tema será “Experiências e usos das redes sociais pelos museus” e contará com a parceria do museólogo Lucas Lopes, do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE), e mediação do museólogo Rafael Muniz de Moura (MVM). Os convidados são Sandra Checruski e Guilherme Pereira (Museu de Florianópolis), Flora Bazzo Schmidt (MArquE) e Nathalia Maia Martins (Tombô Produções).

Serão debatidas as estratégias e possibilidades de comunicação sobre o patrimônio e as ações dos museus em aplicativos como o Facebook, o Instagram, o Twitter, YouTube, e o TikTok, entre outros, e as experiências de sucesso no relacionamento de museus de Florianópolis através dessas ferramentas. Também vão compor os diálogos assuntos como a cultura digital na contemporaneidade, a educação museal nas redes sociais e a importância das redes sociais em tempos de pandemia. As lives são mensais e ocorrem desde 2021, com média de 1h a 1h30min de duração. Todos os encontros já realizados permanecem publicados no YouTube para consulta posterior.

Sandra Checruski

Bacharela em Artes Plásticas (2006), licenciada em Educação Artística (2013) e Mestra em Artes Visuais (2014) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha). Atualmente atua na gestão e na produção executiva de projetos culturais e artísticos no Museu de Florianópolis.

Guilherme Pereira

Jornalista formado pela UFSC, com experiência em assessoria de imprensa e marketing de conteúdo, social media há seis anos. Atua na produção de conteúdo para as redes sociais do Museu de Florianópolis e do SESC-SC.

Flora Bazzo Schmidt

Pedagoga graduada pela UFSC e Mestre em Educação pela UDESC. Desde 2012, atua no setor pedagógico do Museu de Arqueologia e Etnologia Prof. Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE). Atualmente integra a comissão do MArquE Virtual responsável pela presença do Museu nas redes sociais.

Nathalia Maia Martins

Bacharela em Museologia pela UFSC e estudante de Comunicação Social. Atua como social media, produtora de criação (redação e direção de arte). Tem experiência no gerenciamento de estratégias e planos de comunicação de marcas e startups. Comunicadora e museóloga junto à Tombô Produções Museológicas.

O projeto

“Falando em Museus – um bate-papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais” promove encontros mensais com cerca de uma hora de duração, com participação de profissionais convidados que atuam no Setor de Museus e Patrimônio da Grande Florianópolis. O objetivo é fazer circular informações sobre os bastidores das funções de gestão dos museus, comunicação e preservação de seus patrimônios culturais e dialogar sobre como estão os trabalhos especializados dos museus neste momento de pandemia e isolamento social.

As lives acontecem desde 2021 e contam com representantes de instituições convidadas e mediação do Museu Victor Meirelles. A organização é feita pela equipe técnica do MVM, com supervisão do museólogo Rafael Muniz de Moura. O público-alvo são os trabalhadores, pesquisadores e estudantes da área da Museologia e da cultura e pessoas com afinidade pelos temas de arte, ciências, cultura, patrimônio e história.

A partir deste ano, haverá maior foco na relação dos museus com seus usuários e com o ambiente público da cidade. Cada encontro também será planejado e realizado com uma instituição parceira diferente. O objetivo é ampliar as redes e tornar o projeto mais participativo desde sua concepção.

Serviço

O quê: 14º encontro do projeto Falando em Museus – um bate-papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais
Quando: Dia 30 de março de 2022, quarta-feira, às 18h
Onde: Ao vivo no Canal do YouTube do Museu Victor Meirelles (https://www.youtube.com/watch?v=vi7iuLSMDJ4)
Tema: Experiências e usos das redes sociais pelos museus
Convidados: Sandra Checruski e Guilherme Pereira (Museu de Florianópolis), Flora Bazzo Schmidt (MArquE) e Nathalia Maia Martins (Tombô Produções)
Mediação: Rafael Muniz de Moura (MVM)
Temas para os diálogos: Estratégias e possibilidades de comunicação sobre o patrimônio e as ações dos museus nas redes sociais; experiências de sucesso no relacionamento de alguns museus da cidade de Florianópolis com a sociedade no Facebook, no Instagram, no Twitter, YouTube, TikTok, entre outros; cultura digital na contemporaneidade; a importância das redes sociais em tempos de pandemia; educação museal nas redes sociais.