Museu Victor Meirelles transmite live sobre arquitetura e conservação em museus

publicado: 27/07/2022 15h04, última modificação: 27/07/2022 15h04

O Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur) promove, às 19h do dia 03 de agosto de 2022, a live “Arquitetura + Conservação em Museus”, com o objetivo de abordar os desafios atuais da área. Os participantes debaterão temáticas, obras e projetos de ampla integração acadêmica e profissional, possibilitando o conhecimento da aplicação de conceitos, técnicas e estratégias voltadas à difusão de processos de concepção de projetos arquitetônicos em museus sediados em bens culturais edificados. A transmissão é gratuita e ocorre no canal do MVM no Youtube (http://bit.ly/museuvictormeirelles).

O evento será mediado pela arquiteta, urbanista e restauradora do Museu Victor Meirelles Bettina Collaro Goerlich de Lourenço e por Rafaela Alves Felício, coordenadora da Coordenação de Espaços Museais e Arquitetura (CEMA) do Departamento de Processos Museais (DPMUS) do Instituto Brasileiro de Museus. Os convidados são o arquiteto e urbanista Pablo Hereñu, que apresentará o projeto de restauro, modernização e ampliação do Museu do Ipiranga em São Paulo, e a arquiteta e urbanista Ana Paula Gonçalves Pontes, que discorrerá sobre o projeto expográfico das exposições temporárias para o Instituto Moreira Salles (IMS), no Rio de Janeiro, localizado em uma casa moderna brasileira.

Ana Paula Gonçalves Pontes

Arquiteta e urbanista pela FAU-USP em 1994. Mestra em História Social da Cultura pela PUC-Rio em 2004 e Doutora pela FAU-USP em 2021. Foi professora de projeto na FAU-UFRJ e no CAU da PUC-Rio e leciona atualmente na FAU Mackenzie, dando continuidade às atividades de pesquisa e extensão na área de arquitetura de museus. Colaborou como coordenadora no desenvolvimento de projetos de arquitetura e acompanhamento de obras de edifícios culturais em São Paulo e no Rio de Janeiro, envolvendo projetos nacionais e internacionais, dentre os quais a Pinacoteca do Estado de SP, a Cidade das Artes, o Novo MIS (Museu da Imagem e do Som) e o Museu da Língua Portuguesa. É autora de projetos expográficos para mostras em diversas instituições culturais do país, especialmente relacionadas às artes visuais, entre elas Instituto Moreira Salles, MAM-SP, MAM-RJ, CCBB, SESC-SP e Fundação Iberê Camargo. É sócia do escritório de arquitetura Metrópole, responsável pelos projetos expográficos do novo Museu do Ipiranga.

Pablo Hereñu

Arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP em 2001. Mestre em 2007 e Doutor em 2016 pela mesma instituição. Titular da empresa H + F Arquitetos (Hereñu + Ferroni) desde 2002 em São Paulo. Professor de Projeto na Escola da Cidade, São Paulo, desde 2002 e Professor Visitante da Universidade da Florida – EUA, em 2007.

O QUÊ: Live Arquitetura X Conservação em Museus Históricos
QUANDO: Quarta-feira, 03 de agosto de 2022, das 19 às 21h
ONDE: Ao vivo no Canal do YouTube do Museu Victor Meirelles (www.youtube.com/watch?v=0QMcJNjwHTc)
CONVIDADOS: Arquitetos e urbanistas Ana Paula Gonçalves Pontes e Pablo Hereñu
MEDIAÇÃO: Rafaela Alves Felício (CEMA/DPMUS/IBRAM) e Bettina Collaro Goerlich de Lourenço, arquiteta/urbanista e restauradora do Museu Victor Meirelles (Ibram, SC)
TEMAS PARA OS DIÁLOGOS: Arquitetura e conservação em museus históricos e desafios atuais; Museu do Ipiranga (SP); Instituto Moreira Salles (RJ).