INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

MVM participa da Primavera dos Museus com lançamento de portal e de podcasts sobre políticas de acervos

publicado: 20/09/2021 17h43, última modificação: 19/10/2021 17h26

O Instituto Brasileiro de Museus promove, em setembro, a 15ª Primavera dos Museus, sob o tema “Museus: perdas e recomeços”, refletindo a função dos museus neste momento de pandemia. O Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur) participa da programação com o lançamento, no dia 22 de setembro de 2021, do Portal do Grupo de Estudos Política de Acervos (https://acervosmuseus.wixsite.com/politicadeacervos) e do Projeto Falando em Acervos, uma série de podcasts mensais com diferentes profissionais convidados para dialogar sobre Políticas de Aquisição e Descartes de Acervos e temas relacionados com a Gestão de Coleções em museus.

As iniciativas são do Grupo de Estudos Política de Acervos, iniciado em 2011 pela equipe do MVM e com participação conjunta de outras instituições para estabelecer sua Política de Aquisições e Descartes de Bens Musealizados. O objetivo é levantar fontes de estudos sobre o tema e trocar conhecimentos e experiências quanto à aquisição, gestão e descarte de acervos em museus. Por meio desse grupo, vários projetos estão em andamento, como a Revista Eletrônica Ventilando Acervos, os Seminários de Política de Acervos e o Projeto Falando em Museus – uma série de lives mensais com profissionais de museus de Florianópolis, SC.

O Portal do Grupo de Estudos Política de Acervos reunirá todos os seus projetos existentes, e também disponibilizará textos teóricos e técnicos, documentos normativos de instituições museológicas, livros e filmes que trazem discussões e reflexões sobre os temas de interesse. Com isso, busca alcançar profissionais dos museus do país, disseminando conhecimentos com fácil acesso para além dos centros onde circulam as principais informações. A concepção, o planejamento e a criação do Portal e dos podcasts são do museólogo do MVM, Rafael Muniz de Moura, e da estagiária curricular de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ana Paula Meura.

A convidada do primeiro episódio do Projeto Falando em Acervos é Luciana Palmeira da Silva, abordando o assunto “O que é uma Política de Acervos?”. Luciana é graduada em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (1998) e Especialista em Docência do Ensino Superior. Coordena o Acervo Museológico do Departamento de Processos Museais (DPMUS) do Ibram e atua na implementação da política pública de museus nas áreas de planejamento e gestão de museus e de acervos. Tem experiência em ações museológicas, com destaque para documentação, exposição, circulação de bens, exportação temporária, gerenciamento de riscos e prevenção e combate ao tráfico ilícito de acervos museológicos no país.

Confira:
https://acervosmuseus.wixsite.com/politicadeacervos

Episódio 1 no Spotify

SERVIÇO

O QUÊ: Lançamento do Portal do Grupo de Estudos Política de Acervos e do Projeto Falando em Acervos para a 15ª Primavera dos Museus
QUANDO: A partir de 22 de setembro de 2021
ONDE: https://acervosmuseus.wixsite.com/politicadeacervos
MEDIAÇÃO: Rafael Muniz de Moura e Ana Paula Meura
CONVIDADA PARA O 1º EPISÓDIO: Luciana Palmeira da Silva
TEMA: “O que é uma Política de Acervos?”.