MVM participa da programação da 13ª Primavera dos Museus

publicado: 20/09/2019 15h10, última modificação: 20/09/2019 15h11

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cidadania) promove, em setembro, a 13ª Primavera dos Museus, sob o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”, com o objetivo de explorar aspectos do cotidiano museológico. O Museu Victor Meirelles participará do evento com oficina educativa de fotomontagem e fotocolagem, oficina de Inventário Participativo e maratona de produção cinematográfica – Rally FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul. Confira a programação completa:

13ª Primavera dos Museus no Museu Victor Meirelles

25 e 26 de setembro de 2019, 9 às 12h
Oficina de Inventário Participativo – Museus e resistência II (70 vagas)

Ministrante: Museóloga Inês Gouveia.
Objetivo: Refletir a transformação da noção de memória social, cultura e patrimônio no século XX e analisar marcos que influenciam as políticas culturais. Serão debatidos aspectos das políticas patrimoniais e museológicas no Brasil, a partir da redemocratização, e será apresentada a noção de inventário participativo e metodologias para o desenvolvimento dessa ação coletiva de memória.
Inscrições: http://bit.ly/oficina-museologia2 (até 23 de setembro)

27 de setembro de 2019, 10 às 12h
Rally Universitário FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul

Maratona de planejamento e produção cinematográfica, onde cada equipe deverá produzir durante o FAM um curta-metragem de 5 minutos. Serão cinco equipes formadas por estudantes universitários de países da América do Sul (Colômbia, Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai) que cursam Cinema, Audiovisual ou Comunicação.
Inscrições encerradas.

03 de outubro de 2019, 14 às 17h
Oficina educativa de fotomontagem e fotocolagem (Vagas esgotadas)

Objetivo: Experimentar as possibilidades criativas da colagem e da fotomontagem, processos que envolvem métodos de construção e modificação de imagens. A colagem é uma composição de imagens variadas superpostas ou justapostas e, apesar da fotomontagem partir do mesmo princípio de colagem, a diferença se encontra na arte final: a imagem modificada é sempre convertida de volta ao formato fotográfico (fotografada ou digitalizada) criando uma fotografia criativa, divertida e única.

10 de outubro – 14 às 17h
Oficina educativa de fotomontagem e fotocolagem – 6 vagas