Museu Victor Meirelles promove live sobre a Fundação Projeto TAMAR

publicado: 07/10/2021 10h14, última modificação: 19/10/2021 17h25

A 11ª live do projeto do Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur) “Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais” será transmitida gratuitamente às 18h do dia 13 de outubro de 2021, quarta-feira, no canal do MVM no Youtube (http://bit.ly/museuvictormeirelles). O tema será a Fundação Projeto TAMAR Sul, com o convidado Daniel Wagner Rogério, gestor do Centro de Visitantes do projeto. A mediação é do museólogo do MVM, Rafael Muniz de Moura.

Entre os temas para os diálogos, estão o Projeto TAMAR, a criação do Centro de Visitantes em Florianópolis, a equipe, as atividades de sensibilização e educação ambiental, as ações de pesquisa, proteção e manejo de tartarugas marinhas, o centro de reabilitação de animais resgatados e os desafios na pandemia. A Fundação Projeto Tamar atua no litoral brasileiro desde a década de 80, promovendo a recuperação das tartarugas marinhas e desenvolvendo ações de pesquisa, conservação e inclusão social.

É uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos e co-executora do PAN – Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA, sendo responsável por grande parte das ações previstas. O Projeto Tamar está presente em 23 localidades distribuídas em oito estados brasileiros, entre zonas costeiras e ilhas oceânicas: Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Desenvolve ações de pesquisa, manejo e proteção das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, além de atividades de envolvimento comunitário, inclusão social, sensibilização e educação ambiental, valorização da cultura local e geração de oportunidades de trabalho e renda. Em 2005, foi criada a base da Fundação Projeto Tamar de Florianópolis para dar suporte às atividades realizadas na região sul, que tem como foco a mitigação do impacto da pesca sobre as tartarugas marinhas.

O Centro de Visitantes foi inaugurado no mesmo ano com o objetivo de sensibilização e conscientização ambiental através da visitação de turistas, grupos escolares e moradores locais. Em 2010 o Centro de Visitantes do Projeto TAMAR em Florianópolis aderiu ao SBM (Sistema Brasileiro de Museus) e ao SEM-SC (Sistema Estadual de Museus), estando então certificado como Museu Aberto da Tartaruga Marinha, sendo o único museu da comunidade da Barra da Lagoa, Florianópolis/SC.

Em mais de quinze anos de atividades, já foram atendidos cerca de um milhão e seiscentos mil visitantes. No Museu, estão expostas quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no litoral brasileiro em diferentes estágios de vida: tartaruga verde, tartaruga cabeçuda, tartaruga oliva e de pente. Além dos cinco tanques com as tartarugas, há uma piscina e um aquário com animais da região.

O Projeto Tamar é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha, sendo modelo para programas e projetos do Brasil e de outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental.

Daniel Wagner Rogério

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná em 2010, mestre em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2013, gestor do Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar Sul em Florianópolis, SC.

O projeto

“Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais” promove encontros quinzenais com cerca de uma hora de duração, contando com representantes das instituições convidadas e mediação do Museu Victor Meirelles. A organização das lives é feita pela equipe técnica do MVM, com supervisão do museólogo Rafael Muniz de Moura e da estagiária Ana Paula Meura, graduanda no curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O público-alvo são os trabalhadores, pesquisadores e estudantes da área da Museologia e da cultura e pessoas com afinidade pelos temas de arte, ciências, cultura, patrimônio e história.

Serviço

O quê: 11º encontro do projeto Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais

Quando: Dia 13 de outubro de 2021, quarta-feira, às 18h

Onde: Ao vivo no Canal do YouTube do Museu Victor Meirelles (http://bit.ly/museuvictormeirelles)

Tema: Projeto TAMAR – Museu Aberto da Tartaruga Marinha

Convidado: Daniel Wagner Rogério

Mediador: Rafael Muniz de Moura

Temas para os diálogos: O Projeto TAMAR, a criação do Centro de Visitantes em Florianópolis, a equipe profissional, as atividades de sensibilização e educação ambiental, as ações de pesquisa, proteção e manejo de tartarugas marinhas, o centro de reabilitação de animais resgatados e os desafios do atual momento de pandemia e isolamento social.