MVM promove live sobre o Museu de Arte de SC

publicado: 02/06/2021 16h42, última modificação: 02/06/2021 16h43

A sexta live do projeto do Museu Victor Meirelles (Ibram/MTur) “Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais” será transmitida gratuitamente às 18h do dia 09 de junho de 2021, quarta-feira, no canal do MVM no Youtube (http://bit.ly/museuvictormeirelles). O tema será o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), tendo como convidadas a educadora Maria Helena Rosa Barbosa e a administradora do MASC Susana Bianchini. A mediação será feita pela equipe da Ação Educativa do MVM, Simone Rolim de Moura e Ticiane Marassi. Serão tema dos diálogos a história e o acervo do museu, a formação das coleções, a equipe, as atividades educativas e os desafios do trabalho na pandemia.

O MASC é administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e funciona no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, desde 1983. Foi criado em 1949 com o nome de Museu de Arte Moderna de Florianópolis e, em 1970, passou da administração do Município para o Estado, ganhando o nome atual. Hoje o acervo possui cerca de duas mil obras. A produção catarinense está representada, entre outros, por obras de Eduardo Dias, Malinverni Filho, Martinho de Haro, Hassis, Eli Heil, Rodrigo de Haro, Elke Hering, Rubens Oestroem, Fernando Lindote e Luiz Henrique Schwanke, formando uma retrospectiva da arte de Santa Catarina. Na coleção nacional, figuram nomes como Di Cavalcanti, Cândido Portinari e Tarsila do Amaral.

Convidadas

Maria Helena Rosa Barbosa é Doutora em Ciências Humanas (PPGICH-UFSC, 2018), Mestra em Artes Visuais (PPGAV-UDESC, 2009) e Graduada em Educação Artística (CEART-UDESC, 1994). Atua como professora / arte-educadora no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) desde 2003. Coordenou a Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC) de abril de 2010 a abril de 2015. Atualmente, coordena o Núcleo de Ação Educativa do MASC.

Susana Bianchini é natural de Brusque, SC. Vive e trabalha em Florianópolis, SC. É artista visual formada pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 1999). Sua trajetória inclui exposições de pintura no Brasil e no Exterior. Como gestora cultural, teve passagem pelo Museu Histórico de Santa Catarina (de 2003 a 2010), Gerência de Políticas de Cultura na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (de 2011 a 2018) e atualmente administra o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC).

O projeto

“Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais” promove encontros quinzenais com cerca de uma hora de duração, contando com representantes das instituições convidadas e mediação do Museu Victor Meirelles. A organização das lives é feita pela equipe técnica do MVM, com supervisão do museólogo Rafael Muniz de Moura e das estagiárias Izabella Trindade Cavalcante e Vanessa Halmenschlager do curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O público-alvo são os trabalhadores, pesquisadores e estudantes da área da Museologia e da cultura e pessoas com afinidade pelos temas de arte, ciências, cultura, patrimônio e história. O conteúdo da próxima live, no dia 23 de junho, será divulgado posteriormente.

Serviço

O quê: Sexto encontro do projeto Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais
Quando: Dia 09 de junho de 2021, quarta-feira, às 18h
Onde: Ao vivo no Canal do YouTube do Museu Victor Meirelles (http://bit.ly/museuvictormeirelles)
Tema: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC)
Convidadas: Maria Helena Barbosa e Susana Bianchini
Mediadoras: Simone Rolim de Moura e Ticiane Marassi, integrantes da equipe da Ação Educativa do MVM
Temas para os diálogos: História e acervo do museu, formação das coleções, equipe profissional, atividades educativas e desafios do trabalho no atual momento de pandemia.