MVM promove live sobre o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina

publicado: 18/06/2021 13h10, última modificação: 18/06/2021 13h10

A sétima live do projeto do Museu Victor Meirelles (Ibram/MTur) “Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais” será transmitida gratuitamente às 18h do dia 23 de junho de 2021, quarta-feira, no canal do MVM no Youtube (http://bit.ly/museuvictormeirelles). O tema será o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina, com o convidado Renilton Roberto da Silva Matos de Assis, coordenador do SEM/SC. A mediação será do museólogo do MVM, Rafael Muniz de Moura.

Entre os temas para os diálogos, estão a equipe e a história do SEM/SC, a organização do setor de museus no Estado de Santa Catarina, a realidade dos museus da Grande Florianópolis e os desafios na pandemia. O SEM, rede prevista no Decreto Nº 5.99/11, é formado hoje por 218 instituições museológicas públicas e privadas do território catarinense. Os museus cadastrados têm benefícios como assessoria técnica, participação em eventos de capacitação, inscrições em editais de fomento, divulgação no Guia de Museus de Santa Catarina, publicidade em meios de comunicação, entre outros. A adesão é voluntária, gratuita e não interfere na autonomia das instituições.

Renilton Roberto da Silva Matos de Assis – Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), em 2015. Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2007, e em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2018. É servidor público da Fundação Catarinense de Cultura, no cargo de museólogo, exercendo atualmente a função de Gerente de Museus e coordenador do Sistema Estadual de Museus. Trabalha principalmente os seguintes temas: exposição, documentação, conservação preventiva e planejamento museológico. Coordenou o 1º Plano Museológico do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), 2012-2013, e o 1º Plano Museológico do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), 2014-2015. Presidiu o 5º Fórum Catarinense de Museus, em 2019, e participou da sua organização.

O projeto

“Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais” promove encontros quinzenais com cerca de uma hora de duração, contando com representantes das instituições convidadas e mediação do Museu Victor Meirelles. A organização das lives é feita pela equipe técnica do MVM, com supervisão do museólogo Rafael Muniz de Moura e das estagiárias Izabella Trindade Cavalcante e Vanessa Halmenschlager do curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O público-alvo são os trabalhadores, pesquisadores e estudantes da área da Museologia e da cultura e pessoas com afinidade pelos temas de arte, ciências, cultura, patrimônio e história.

Serviço

O quê: Sétimo encontro do projeto Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais
Quando: Dia 23 de junho de 2021, quarta-feira, às 18h
Onde: Ao vivo no Canal do YouTube do Museu Victor Meirelles (http://bit.ly/museuvictormeirelles)
Tema: Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina – SEM/SC
Convidado: Renilton Roberto da Silva Matos de Assis
Mediador: Rafael Muniz de Moura
Temas para os diálogos: História e equipe do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina, organização do setor de museus no Estado, a realidade dos museus da Grande Florianópolis e os desafios do trabalho no atual momento de pandemia.