MVM prorroga prazo para recebimento das propostas de exposição temporária

publicado: 20/04/2023 16h53, última modificação: 20/04/2023 17h10

O Museu Victor Meirelles informa que, atendendo a pedidos, estão prorrogadas até às 23h59min do dia 30 de abril de 2023 as inscrições para participar da seleção de exposições temporárias. Todas as datas constantes na convocatória ficam, assim, prorrogadas pelo mesmo prazo (sete dias).

Neste ano o MVM voltou a lançar a convocatória pública em substituição à modalidade convite para democratizar o acesso ao seu espaço expositivo, possibilitando visibilidade aos artistas selecionados. O MVM assumirá os custos para a montagem das exposições. Os artistas selecionados, assim, não terão remuneração, mas receberão gratuitamente a estrutura para a realização de sua exposição, divulgação e uso do espaço.

Cumpre esclarecer que o pagamento ao artista somente é possível mediante leis de incentivo, com recursos que só podem ser captados mediante reconstituição da Associação dos Amigos do Museu (AAMVM), uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. O MVM tem incentivado amigos do Museu a compor a nova diretoria, mas até o momento sem mobilização social suficiente. A AAMVM não pode ser composta por servidores do museu: é preciso que sejam pessoas da sociedade civil, sem vínculo com a instituição.

A equipe do museu agradece pelos comentários e dúvidas enviados e está sempre à disposição para discutir com a comunidade as políticas de uso do seu espaço.

FAÇA DOWNLOAD DA CONVOCATÓRIA NESTE LINK:

O QUÊ: Convocatória para seleção de duas Exposições Temporárias
INSCRIÇÕES: acesse.one/mvm-temp
PRAZO DE INSCRIÇÕES: Até 30 de abril de 2023
INFORMAÇÕES: mvm.educativo@museus.gov.br ou (61) 3521-4397.