-
Arqueologia Histórica no Museu Victor Meirelles
Dia 24 de novembro de 2001, às 17h.
Mesa redonda com os arqueólogos do IPHAN Rossano Bastos e Fabiana Comerlato e as historiadoras Cláudia Mortari e Adriana Teixeira, abordando a restauração do piso do Museu, obra recente, que propiciou a descoberta de um sítio arqueológico no local e os estudos dos materiais encontrados.
-
CHEIOVAZIO
Dia 20 a 22 de setembro de 2001, às 12h.
Intervenção artística no Largo Victor Meirelles com as artistas plásticas Flávia Fernandes e Clara Fernandes. Acompanhamento de efeitos musicais produzidos por instrumentos artesanais.
-
Construindo uma Cidade Imaginária
31 de agosto de 2001, às 16h.
Evento com a participação de alunos que montaram, no Largo Victor Meirelles, uma cidade a partir da obra “Vista do Desterro”, do próprio artista.
-
Linha do Horizonte – Por uma Poética do Ato Criador
21 de novembro de 2001.
Às 18h, conversa com a artista Edith Derdyk e às 20h, lançamento do seu livro “Linha de horizonte- por uma poética do ato criador”.
Palestra e lançamento do livro da artista plástica Edith Derdyk. Além das exposições individuais e coletivas que têm feito pelo Brasil e no exterior, Edith Derdyk é também ilustradora de livros infantis e já publicou alguns estudos sobre o desenho, como “Formas de Pensar o Desenho” (Ed. Scipione, 1988/1989) e “O Desenho da Figura Humana” (Editora Iluminuras, 1987).
Em “Linha do Horizonte – Por uma Poética do Ato Criador”, Derdyk reúne textos de filósofos, artistas e cientistas sobre a experiência da criação, resultado de mais de cinco anos de pesquisa sobre o assunto.
-
Obras de Arte – Documentação e Memória
24 de agosto de 2001.
Palestra com a museóloga Mônica Xexéo, do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
-
As migrações de imagens e entre-imagens: Relação cinema, literatura e artes visuais.
Palestra com a profa. Laurette Emilie Pasternak.
Dia 27 de junho de 2001, às 16h no Museu Victor Meirelles.
-
Patrimônio Cultural e Educação: Conceitos de patrimônio e as relações entre a educação e a cultura.
Dia Internacional do Patrimônio
17 de setembro de 2001, às 16h
Mesa redonda com Fernando Romero, coordenador do Setor Educativo do Museu Histórico de Santa Catarina/FCC, e Lílian Simon, arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN e Betina Adans do arquiteta do IPUF.
-
Experiência Estética e Formação de Professores de Arte
Dia 9 de outubro de 2001, às 16h30min
Palestra com Maria Cristina Pessi, professora do CEART/UDESC.
-
Semana Victor Meirelles
Comemoração de 169 anos de Nascimento do artista (18 de agosto)
Dia 22, às 17h – Abertura da exposição de Caricaturas “Arte, Política, Esporte… no Humor” e apresentação musical do Trio de Sopro (clarinete, trompa e fagote).
O TRIO DE SOPRO é formado por Mauro Cislaghi (clarineta), Alexandre Correa Monteiro (fagote) e Ricardo Ferreira Lepre (trompa)
O fagote tem um som que tanto pode ser triste como engraçado. A trompa tem um som mais majestoso e a clarineta um timbre mais doce. Esta fusão enriquece a formação, tornando-a muito especial.
Todos os músicos são integrantes da OSCA (Orquestra Sinfônica de Santa Catarina) sob a orientação do Maestro José Nilo Valle.
Dia 23, às 20h – Lançamento do Livro “Educação Para a Compreensão da Arte – Museu Victor Meirelles”, dissertação de mestrado de Terezinha S. Franz, pela Editora Insular.