Oficina teórica com Daniela Vicentini dias 17 e 18 de dezembro
Nos dias 17 e 18 de dezembro o Museu Victor Meirelles irá oferecer a oficina Waltercio Caldas: pensar arte, acordar lugares, ministrada por Daniela Vicentini. A oficina trata de uma reflexão sobre a trajetória artística de Waltercio Caldas, este artista brasileiro cuja produção se iniciou no final dos anos 1960, no Rio de Janeiro. Pretende-se pensar momentos importantes de sua atividade por meio dos registros de exposições e publicações. Serão feitas aproximações e cotejos críticos de trabalhos de Waltercio com artistas nacionais e internacionais, bem como de questões teóricas relevantes para a arte contemporânea, tais como considerações sobre o estatuto da imagem na arte pop e considerações sobre a arte conceitual, bem como a publicação da revista Malasartes e da teoria do não-objeto, de Ferreira Gullar, republicada nesta revista. Haverá também uma reflexão sobre o trabalho de escultura de Waltercio Caldas e considerações sobre o minimalismo.
Daniela Vicentini é mestre em Historia Social da Cultura pela PUC-Rio, com dissertação intitulada Waltercio Caldas: o jogo da obra.
Pré-inscrição até 12 de dezembro de 2007.
Serão oferecidas apenas 40 vagas para esta oficina, priorizando os profissionais da área de artes, jornalismo cultural, crítica, curadoria e professores. O resultado da seleção será divulgado por e-mail, até o dia 14 de dezembro. Os interessados devem encaminhar os seguintes dados para o e-mail do Museu Victor Meirelles: museu.victor.meirelles@iphan.gov.br ou diretamente no Museu Victor Meirelles: Rua Victor Meirelles, 59 Centro Florianópolis:
1. Nome Completo:
2. Telefone:
3. Email:
4. Formação:
5. Área de atuação profissional:
6. Instituição:
7. Como fica sabendo das atividades promovidas pelo Museu?
8. É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
O quê: Oficina Waltercio Caldas: pensar arte, acordar lugares
Onde: Museu Victor Meirelles (Sala Multiuso).
Quando: 17 e 18 de dezembro de 2007.
Hora: das 14h às 18h