O Museu Victor Meirelles programou para os dias 6, 7, e 8 de junho, das 9h30 às 12h30 a oficina Pensando e Fazendo Arte, ministrada pelo artista plástico Carlos Asp. A oficina faz parte da programação da exposição do artista “in ÚTIL PAISAGEM”, em cartaz no museu até o dia 24 de junho.
A oficina tem por objetivo propiciar a professores do ensino básico, arte-educadores de organizações da sociedade civil e graduandos das áreas das Artes e da Educação uma ferramenta para contribuir na alfabetização estético-visual de crianças e jovens. Trata-se de um exercício metodológico para a construção do conhecimento por meio da arte.
Baseia-se na leitura de imagens e no uso dos cinco elementos que compõem a gramática da visualidade e que são utilizados para registrar áreas de interesse nas imagens observadas. São eles a linha, a forma, a cor, o volume e a textura. A ideia é apresentar a escola ou o universo comunitário como um laboratório para treinar a percepção de crianças e jovens.
Serão oferecidas 15 vagas gratuitamente e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail mvm.ac@museus.gov.br informando, além dos seus dados, a instituição educacional ou organização da sociedade civil à qual está vinculado.
Para a oficina o aluno deve trazer lápis dermatográfico nas cores de sua preferência.
Fotos da Oficina:
Oficina Pensando e Fazendo Arte
com Carlos Asp
Dias 6, 7 e 8 de Junho, terça a quinta-feira, das 9h30 às 12h30
Inscrição – mvm.ac@museus.gov.br
Museus Victor Meirelles
Rua Rafael Bandeira, 41 – Centro – Florianópolis/SC
Tel.: 48 3222-0692